quarta-feira, março 03, 2010

[Governo] Parceria com a Microsoft em Feira de Santana

Fonte: Jornal Feira Hoje

Olha que notícia interessante e que ocorre perto da daqui de Salvador, mais propriamente em Feira de Santana.

Espero que outras cidades sigam o exemplo, principalmente a capital. Os frutos deste programa de cidade digital poderão ser sentidos nos próximos anos (daqui a 5 anos, talvez), quando teremos uma parte de uma geração crescendo sob esta nova realidade. O tempo dirá o diferencial entre uma cidade digital da Bahia e uma outra que não possua esta tecnologia.

Eu acredito que Feira de Santana esteja no caminho certo. Apesar de muitos acharem que o Governo deve priorizar saúde, segurança e educação, acredito piamente que a tecnologia, uma vez bem investida, traz consequência muito maiores a curto prazo. Filtremos as críticas políticas e miremos nos bons exemplos.

Ainda há pouco, recebi a notícia de que uma empresa de informática deve gerar mais de dois mil empregos diretos em Feira de Santana. A notícia foi anunciada pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã de ontem (01), durante a reinauguração da Escola Ana Brandoa, no Tomba. Durante entrevista a repórter Thaine Rodrigues no Programa Acorda Cidade, na Rádio Sociedade de Feira, o prefeito Tarcízio Pimenta informou que já esta tudo definido para que a empresa seja instalada em Feira de Santana.

É esperar e torcer que tudo seja concretizado realmente.

Microsoft investe no Cidade Digital

Executivos da Microsoft no Brasil estão conhecendo a estrutura do programa Feira Cidade Digital, em fase de implantação pelo Governo Municipal visando alavancar as áreas públicas de educação, saúde e segurança em Feira de Santana.

A parceria está definida visando a implementação dos investimentos tecnológicos com a inserção de programas educacionais voltados para o desenvolvimento de alunos e professores de forma a agregar valor no aprendizado.

Impressionado com a dimensão e o alcance social do programa Feira Cidade Digital, o diretor de Educação da Microsoft no Brasil, Emílio Munaro, que está acompanhado de uma comitiva de executivos da maior empresa de informática do mundo, avaliou como inovador e revolucionário o programa. Também ressaltou que a iniciativa dá maior transparência à administração pública.

A parceria da Prefeitura de Feira de Santana com a Microsoft visando implementar o programa de digitalização da cidade, conforme o prefeito Tarcízio Pimenta, está em fase de formatação e deverá ser definido dentro dos próximos 30 dias.

Após conhecer o sistema de informatização implantado na Prefeitura, de onde o prefeito Tarcízio Pimenta monitora os serviços em unidades de saúde e em algumas localidades da cidade, os executivos se deslocaram pela cidade, para conhecer o sistema de Internet gratuita. Em seguida passaram pelo Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Amorim, onde conheceram o laboratório de informática e os trabalhos de inclusão social desenvolvidos com portadores de deficiência auditiva e visual.

Neste momento visitam a Policlínica do bairro George Américo, uma das unidades de saúde da rede municipal em Feira de Santana onde já está implantado o programa Saúde Digital. Acompanharam o atendimento de pacientes, desde a recepção até a emissão de consultas, totalmente informatizado. Prosseguem visitando outras unidades de saúde.

Os visitantes ainda vão conhecer o ônibus itinerante com o programa Feira Cidade Digital, que está no estacionamento do Boulevard Shopping e depois vão ao Planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

No grupo, Silvia Fernandes Acenso, diretora de Educação e Desenvolvimento de Negócios; Anacarla Leal Marques, diretora de Negócios de Setor Público da Região Norte/Nordeste; e Carlos Bastos, diretor de Parceiros da Bahia/Alagoas/Sergipe, todos vindos de São Paulo.

Microsoft investe em Feira na educação

A Microsoft no Brasil vai investir em tecnologia de educação em Feira de Santana. A parceria com a Prefeitura de Feira de Santana, a ser firmada dentro de 30 dias, foi definida na noite desta terça-feira (2), durante encontro do prefeito Tarcízio Pimenta com executivos da empresa no país, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

O diretor de Educação da Microsoft, Emílio Munaro, explica que o modelo de parceria definido com a Prefeitura de Feira de Santana vai resultar na disponibilização de programas de ordem social, desde a alfabetização digital até a capacitação de alunos e professores.

O termo de compromisso será assinado entre a Microsoft e o Governo Municipal dentro de 30 dias. À Prefeitura caberá disponibilizar laboratórios de informática, ônibus digital e ilhas digitais já implantadas na cidade, enquanto a empresa Microsoft entrará com conteúdo de capacitação.

Emílio Munaro revelou ter se surpreendido com a qualidade e abrangência do programa de informatização em Feira de Santana. "A diferença que vemos é que em outros municípios não existe infra-estrutura, enquanto em Feira de Santana o que falta é apenas o conteúdo de apresentação", observou.

Com relação à tecnologia utilizada, o executivo observou que o parque tecnológico implantado em Feira de Santana é o que há de mais moderno hoje disponível no mercado internacional. "São equipamentos novos, de qualidade, com garantia, equipamentos licenciados e legalizados, mostrando a seriedade do que está sendo feito em Feira de Santana", frisou.

1 Comments:

At 1:50 AM, Blogger Unknown said...

Muito bom ver programas como este na bahia. Concordo com o Grinaldo, investimento em TI é fundamental para termos ganhos no campo educacional e social.

Espero o número de iniciativas deste tipo cresca em Salvador e outras cidades da bahia.

 

Postar um comentário

<< Home