quinta-feira, fevereiro 18, 2010

[Governo] Prefeitura de Salvador instala rede sem fio nos circuitos do Carnaval

Fonte: Jornal da Mídia

A notícia é antiga, já que o carnaval terminou.... :(  

Em todo o caso, vale para conhecimento o fato da Prefeitura de Salvador ter disponibilizado acesso gratuito à internet nos principais pontos do Carnaval de Salvador. Pelo que soube, de fonte bem próxima, o projeto foi muito bem executado, inclusive com a utilização de um backbone em fibra ótica por toda a cidade. Espero que este investimento permaneça disponível durante o ano inteiro. Uma cidade digital, com conectividade farta e gratuita, seria um bom começo para tornar Salvador em uma verdadeira metrópole do século XXI. Afinal de contas, pagamos IPTU e não é nada barato...

---------------------------
Quem estiver em qualquer um dos três circuitos do Carnaval de Salvador 2010 Osmar (Campo Grande/Praça Castro Alves), Dodô (Barra/Ondina), e Batatinha (Pelourinho) -, de posse de um celular, Iphone, netbook, notebook ou qualquer outro equipamento com tecnologia wireless poderá ter acesso gratuito à internet banda-larga. Basta acessar a rede sem fio (wireless) COGELCARNAVAL2010 e navegar no ciberespaço com um megabite de velocidade para cada usuário.

Numa ação inédita, desenvolvida pela Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), a Prefeitura Municipal este ano promove também o Carnaval Digital, democratizando o acesso à internet em rede pública aberta. São 50 pontos de rádio conectados por fibra ótica, que desde a abertura do Carnaval, na noite de quinta-feira (11), estão transmitindo o sinal que abre as portas da internet aos foliões.

"Os profissionais da imprensa poderão atualizar suas matérias sem precisar sair dos circuitos. Pelo celular, o folião acessará seu blog ou twitter e contar histórias em tempo real. Se preferir pode enviar e ler mensagens ou postar vídeos da hora no youtube. A maior festa popular do planeta vai ficar ainda maior ao se propagar pelo mundo virtual da internet", diz o diretor-presidente da Cogel, Nailton Lantyer Filho.

O acesso gratuito à internet sem fio se soma ao sistema de videomonitoramento, que também estará cobrindo os três circuitos da folia, com o objetivo de melhorar a eficiência dos serviços públicos durante a festa. São 20 câmeras de alta definição, instaladas em locais estratégicos, com zoom que dá visibilidade a um objeto numa distância de oito quilômetros.

Videomonitoramento- Com o sistema de videomonitoramento será possível controlar o fluxo dos blocos nos circuitos, permitindo saber em tempo real a ocorrência de qualquer problema que venha ocasionar a paralisação do desfile", explica Nailton Lantyer Filho. Segundo ele, na quebra de algum trio ou carro de apoio, imediatamente, será possível adotar soluções para não prejudicar afolia.

O sistema de videomonitoramento vai facilitar a fiscalização dos transporte durante o Carnaval. A Transalvador terá uma ferramenta eficiente para nortear suas ações, podendo acompanhar o fluxo do trânsito e fiscalizar as paradas de ônibus e taxis.

A localização de concentrações irregulares de ambulantes também será possível, permitindo uma ação rápida dos fiscais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), bem como dosprepostos da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), nos casos de edificações e propaganda irregulares nos circuitos. Outro aspecto bastante positivo do sistema de videomonitoramento do Carnaval é a colaboração para a segurança da festa.

"Na nossa central devideomonitoramento, que ficará no Campo Grande, além de representantes dediversos órgãos municipais, haverá a presença de um oficial da Polícia Militar, e estará ainda ligada à central da Polícia Civil, em tempo real", informa o diretor-presidente da Cogel.

A utilização do sistema de videomonitoramento não ficará restrita aos cinco dias do Carnaval. Depois da festa, o projeto continuará em ampliação, reforçando, por exemplo, a estrutura da Transalvador, que hoje só conta com duas câmeras, e fazendo a vigilância de praças e prédios públicos e outras áreas estratégicas da cidade. Na central de videomonitoramento da Prefeitura, todos os órgãos do Município vão trabalhar em conjunto para a prestação de serviços com maior agilidade ao cidadão. 

"A meta do projeto é chegar até o final de 2010 com 100 câmeras por toda cidade e até o final do mandato do prefeito João Henrique, com 400", diz Nailton. segundo o diretor-presidente, a Cogel está disponibilizando também um equipamento de alta tecnologia, à base de energia solar, com característica de mobilidade, em condições de ser muito útil, por exemplo à Defesa Civil nas ações preventivas em ocasiões como a época de chuvas, quando será possível monitorar as áreas de risco.