quinta-feira, fevereiro 18, 2010

[Governo] Prefeitura de Salvador instala rede sem fio nos circuitos do Carnaval

Fonte: Jornal da Mídia

A notícia é antiga, já que o carnaval terminou.... :(  

Em todo o caso, vale para conhecimento o fato da Prefeitura de Salvador ter disponibilizado acesso gratuito à internet nos principais pontos do Carnaval de Salvador. Pelo que soube, de fonte bem próxima, o projeto foi muito bem executado, inclusive com a utilização de um backbone em fibra ótica por toda a cidade. Espero que este investimento permaneça disponível durante o ano inteiro. Uma cidade digital, com conectividade farta e gratuita, seria um bom começo para tornar Salvador em uma verdadeira metrópole do século XXI. Afinal de contas, pagamos IPTU e não é nada barato...

---------------------------
Quem estiver em qualquer um dos três circuitos do Carnaval de Salvador 2010 Osmar (Campo Grande/Praça Castro Alves), Dodô (Barra/Ondina), e Batatinha (Pelourinho) -, de posse de um celular, Iphone, netbook, notebook ou qualquer outro equipamento com tecnologia wireless poderá ter acesso gratuito à internet banda-larga. Basta acessar a rede sem fio (wireless) COGELCARNAVAL2010 e navegar no ciberespaço com um megabite de velocidade para cada usuário.

Numa ação inédita, desenvolvida pela Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), a Prefeitura Municipal este ano promove também o Carnaval Digital, democratizando o acesso à internet em rede pública aberta. São 50 pontos de rádio conectados por fibra ótica, que desde a abertura do Carnaval, na noite de quinta-feira (11), estão transmitindo o sinal que abre as portas da internet aos foliões.

"Os profissionais da imprensa poderão atualizar suas matérias sem precisar sair dos circuitos. Pelo celular, o folião acessará seu blog ou twitter e contar histórias em tempo real. Se preferir pode enviar e ler mensagens ou postar vídeos da hora no youtube. A maior festa popular do planeta vai ficar ainda maior ao se propagar pelo mundo virtual da internet", diz o diretor-presidente da Cogel, Nailton Lantyer Filho.

O acesso gratuito à internet sem fio se soma ao sistema de videomonitoramento, que também estará cobrindo os três circuitos da folia, com o objetivo de melhorar a eficiência dos serviços públicos durante a festa. São 20 câmeras de alta definição, instaladas em locais estratégicos, com zoom que dá visibilidade a um objeto numa distância de oito quilômetros.

Videomonitoramento- Com o sistema de videomonitoramento será possível controlar o fluxo dos blocos nos circuitos, permitindo saber em tempo real a ocorrência de qualquer problema que venha ocasionar a paralisação do desfile", explica Nailton Lantyer Filho. Segundo ele, na quebra de algum trio ou carro de apoio, imediatamente, será possível adotar soluções para não prejudicar afolia.

O sistema de videomonitoramento vai facilitar a fiscalização dos transporte durante o Carnaval. A Transalvador terá uma ferramenta eficiente para nortear suas ações, podendo acompanhar o fluxo do trânsito e fiscalizar as paradas de ônibus e taxis.

A localização de concentrações irregulares de ambulantes também será possível, permitindo uma ação rápida dos fiscais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), bem como dosprepostos da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), nos casos de edificações e propaganda irregulares nos circuitos. Outro aspecto bastante positivo do sistema de videomonitoramento do Carnaval é a colaboração para a segurança da festa.

"Na nossa central devideomonitoramento, que ficará no Campo Grande, além de representantes dediversos órgãos municipais, haverá a presença de um oficial da Polícia Militar, e estará ainda ligada à central da Polícia Civil, em tempo real", informa o diretor-presidente da Cogel.

A utilização do sistema de videomonitoramento não ficará restrita aos cinco dias do Carnaval. Depois da festa, o projeto continuará em ampliação, reforçando, por exemplo, a estrutura da Transalvador, que hoje só conta com duas câmeras, e fazendo a vigilância de praças e prédios públicos e outras áreas estratégicas da cidade. Na central de videomonitoramento da Prefeitura, todos os órgãos do Município vão trabalhar em conjunto para a prestação de serviços com maior agilidade ao cidadão. 

"A meta do projeto é chegar até o final de 2010 com 100 câmeras por toda cidade e até o final do mandato do prefeito João Henrique, com 400", diz Nailton. segundo o diretor-presidente, a Cogel está disponibilizando também um equipamento de alta tecnologia, à base de energia solar, com característica de mobilidade, em condições de ser muito útil, por exemplo à Defesa Civil nas ações preventivas em ocasiões como a época de chuvas, quando será possível monitorar as áreas de risco.

2 Comments:

At 12:16 AM, Anonymous Anônimo said...

Dear Peter,

For long time I use this freeware: [url=http://www.freeflvtomp3converter.com]FLV to MP3 free converter[/url].

FLV to MP3 free converter is a free YouTube, MegaVideo, Veoh and similar video sites to MP3 Converter and allows you to convert a video to MP3 file.

This software is fast, free, and requires no signup. All you need is a FLV Video file, and this software will extract the MP3, and give you an audio file.

So you are able to listen to your favorite YouTube tracks on every MP3 player.

You can download it for free at [url=http://www.freeflvtomp3converter.com]www.freeflvtomp3converter.com[/url].

I hope this help you.

 
At 2:53 PM, Anonymous Anônimo said...

I'm new around here, seems like a cool place though. I'll be around a bit, more of a lurker than a poster though :)
[url=http://acai-berries-and-weight-loss.wetpaint.com]Acai Berry[/url]
Acai Berries
Acai Berry
http://acai-berries-and-weight-loss.wetpaint.com
Acai Berry

 

Postar um comentário

<< Home