domingo, fevereiro 14, 2010

[Governo] Tecnologia ajuda na identificação por impressão digital

Fonte: Alagoinhas Notícias

As melhores idéias são as mais simples. Parabéns à polícia baiana!

-------------
Os mais de 22 mil policiais baianos de serviço no Carnaval 2010 agora contam com mais uma arma para garantir a segurança do folião: o ‘morpho rapid’. O aparelho utilizado pela Polícia Federal na identificação por impressão digital é mais um investimento em tecnologia da Secretaria de Segurança Pública (SSP). É a primeira vez que esse tipo de sistema de identificação é aplicado no carnaval da Bahia. E com um detalhe: espalhados em diversos pontos da folia.
O acessório é um microcomputador portátil, com leitor biométrico que permite acessar o banco de dados da Polícia Federal para todo o Nordeste, que abriga mais de 95 mil cadastros. Por meio dele, é possível saber em segundos se existe um histórico policial ou alguma ocorrência em nome da pessoa investigada. Caso o suspeito tenha passagem pela polícia, o aparelho aponta a identificação alfa numérica (RG, por exemplo), a foto do suspeito, além de apresentar o tipo de ocorrência à qual está ligado.
Segundo o responsável pelo suporte de rede de computadores da Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional da SSP (SGTO), Emílio Souza, o aparelho facilita o trabalho de identificação pela praticidade e rapidez. “Por ser portátil, o manuseio é fácil. Além disso, as informações são precisas, com mínima possibilidade de erro”, explicou.
O equipamento está sendo utilizado em 10 postos espalhados pelos circuitos do carnaval; nas quatro centrais de flagrante localizadas na Ladeira da Montanha, Complexo Policial dos Barris, Barra e Avenida Oceânica, além dos postos policiais instalados na Avenida Sete de Setembro – Largo São Bento, Praça da Piedade, Avenida Ademar de Barros e Rua Professor Sabino Silva, Morro do Gato e Farol da Barra.
De acordo com a delegada plantonista do posto da Avenida Sabino Silva, Márcia Pereira, algumas características suspeitas são consideradas para se utilizar o aparelho. “Pessoas com atitudes suspeitas tem prioridade na identificação com o acessório por serem possíveis reincidentes”, declarou. Além do aparelho, outros meios de identificação já vêm sendo usados durante o carnaval como a rede Infoseg (sistema da Secretaria Nacional de Segurança).