quarta-feira, fevereiro 03, 2010

[Mercado] Veja as 10 carreiras mais quentes em TI para 2010

Fonte: ComputerWorld

Da relação apresentada, a que achei mais interessante foi a área de especialistas em registros de saúde médica. Realmente, é uma profissão em ascensão, haja vista o crescimento em pessoas que desejam atuar nesta área. Atenção, estudantes, fiquem sintonizados com as tendências, antecipem os conhecimentos enquanto estudam e sejam os melhores.
-------------
Profissionais de TI que estão procurando um novo emprego ou tentando subir na carreira dentro da empresa devem ficar atentos às oportunidades que surgem diante da demanda que começa a aparecer, sobretudo nas áreas de virtualização, computação em nuvem e segurança de redes.

Especialistas afirmam que apesar dos sinais de recuperação da economia não garantirem ainda                  empregos no mesmo nível pré-cirse, o interesse em tecnologias emergentes aumentou e promete gerar novas contratações.

Confira as dez carreiras mais quentes na área de TI que podem ganhar destaque em 2010 com a demanda por novas tecnologias.

1 – Especialista em segurança/"hacker ético"

Fatos preocupantes aparecem quase todos dias em empresas que são vítimas de hackers, experimentos de segurança ou brecha de dados. Isso não vai mudar em 2010 e a área de TI vai se interessar em adquirir novas habilidades de segurança, aumentando as contratações de profissionais para desenvolver ambientes de trabalho mais seguros.

"Se você sabe como manter os dados da sua empresa seguros, você era desejado ontem, é desejado hoje e será desejado amanhã", disse o vice-presidente da Dice.com, Tom Silver.

A Associação da Indústria de Tecnologia da Computação (CompTIA, da sigla em ingles), fez uma pesquisa no final de 2009 e descobriu que 37% dos trabalhadores pretendem ir atrás de um certificado de segurança nos próximos cinco anos. Além disso, 20% indicou que procuram por um certificado de hacker ético no mesmo período.

"Quando você soma os resultados, vê que cerca de dois terços dos trabalhadores de TI pretendem ter algum tipo de certificado de segurança em seu portfólio", disse o vice-presidente da CompTIA, Terry Erdle. "Essa tendência é dirigida por dois fatores: um, questões de segurança são penetrantes, e dois, mais e mais pessoas estão começando serviços de gerência e modelos de software-como-serviço, o que envolve redes mais complexas."

2 – Gerente de sistemas virtuais

Enquanto muitos gerentes de sistemas ainda não adicionaram a palavra "virtual" a seus títulos oficialmente, é apenas questão de tempo para isso começar a acontecer, segundo especialistas da indústria.

"Tecnologias de virtualização e automação são diretamente relacionados à nuvem. Servidores virtuais compreendem o ambiente de computação e automação e são responsáveis pelo monitoramento da nuvem, além do gerenciamento e segurança", diz o diretor de pesquisa da Enterprise Management Associates, Andi Mann. "Virtualização é popular agora, e há muita atividade envolvendo o gerenciamento de sistemas virtuais."

Como fabricantes de alta tecnologia, profissionais de TI vão ter que incorporar conhecimento de sistemas virtuais para competir por posições abertas em 2010. A virtualização não apenas tem impacto nos atuais planos de data centers, mas também nos futuros esforços de computação em nuvem e enquanto empresas adotarem essas tecnologias, elas vão esperar que seus funcionários saibam trabalhar com as novas ferramentas.

3 – Gerente de capacidade

Empresas que não se preparam apropriadamente para fontes necessárias podem perder dinheiro. Isso porque observadores da indústria da Forrester Research e Gartner rotularam as capacidades de planejamento como prioritárias, especialmente considerando a recessão econômica.

A Forrester diz que o cargo de gerente de capacidade vai ser necessário para empresas que procuram otimizar recursos para pesquisas de tecnologia. "Devido ao ambiente econômico atual, cortes na infraestrutura, recursos e capacidades deve ser prioridade para o TI", diz a analista da empresa Evelyn Hubbert.

A Gartner identifica uma habilidade similar no seu planejamento de posições em TI. Ao combinar a capacidade de planejar com gerenciamento financeiro, os departamentos de TI vão entender como serviços e recursos são consumidos. Isso vai ajudar a responder a demandas de negócios mais rapidamente.

4- Engenheiro de rede

Por mais brega que isso possa parecer, conhecimentos em rede não estarão fora de moda em 2010. De acordo com a Gartner, interesse em redes e tecnologias de voz e dados aumentarão em 2010, o que significa que conhecimento na área também será necessário.

"O futuro do TI requer interações sociais e colaboração e é esse o motivo da importância das redes", disse o vice-presidente de pesquisas da Gartner, Mark McDonald. "Mesmo quando a receita caiu em 2009, a demanda por volumes de transação e comunicação aumentou."

5 – Especialista em código aberto

Empresas continuam mantendo o orçamento de TI enxuto, mas que esperam adicionar serviços para ajudar a retomar o crescimento, considerarão softwares de código aberto para projetos corporativos. E enquanto muitas fabricantes desses softwares oferecem pacotes comerciais de suporte, gerentes de TI vão querer ter algum conhecimento na área também, segundo especialistas na área.

"Estamos vendo uma grande necessidade de necessidades em tecnologias de código aberto. A demanda por desenvolvimento em Python, Ruby on Rails e PHP excede o número de pessoas disponíveis com esse conhecimento", diz o co-fundador da Bluewolf, Michael Kirven.
"Quem contrata quer ver mais gente envolvida com código aberto. Pessoas treinadas e certificadas nessas tecnologias vão se destacar quando seu currículo cair na mesa de recrutadores."

6 - Gerente de qualidade de serviços

Especialistas de TI com habilidades na identificação de problemas e melhora no desempenho de domínios do setor, como redes, sistemas, armazenamento ou aplicativos devem tentar ampliar seus conhecimentos para englobar todo o ciclo de vida dos serviços de TI em 2010. Conforme as companhias quebram as últimas barreiras entre os grupos de TI, eles também estarão completando as equipes com gerentes de serviços de TI.

A premissa de garantias de serviços de TI não é completamente nova e, até recentemente, era mais uma preocupação dos provedores de serviços, mas as organizações de TI começaram a trabalhar como provedoras por si só. Fabricantes, como a BMC, CA, HP, IBM e agora EMC já têm a capacidade de oferecer um insight sobre o ciclo de vida de um serviço de TI.

7 - Gerente de sistemas de registros eletrônicos para saúde

Indústrias verticais específicas devem adicionar cargos de TI em 2010. O setor de saúde deve aumentar sua equipe de TI significantemente, graças aos planos de estímulos econômicos do governo.

A companhia CompTIA prevê 70.000 novas posições de TI durante os próximos 12 meses na indústria de saúde. Esse aumento nas vagas se dá pelo Ato de Recuperação e Reinvestimento Americano de 2009, que inclui bilhões em provisões para TI na área de saúde. 

8 - Especialista em sourcing

Software como serviço, computação em nuvem, servidos administrados, outsourcing e offshoring oferecem alternativas às companhias para contratar uma nova equipe, e os gerentes de TI mais experientes vão se adaptar às várias opções de sourcing para ajudar a tomar as decisões certas para os negócios, segundo observadores da indústria.

Candidatos de TI com especialização em áreas como gestão de licenças de software, por exemplo, poderiam ajudar a companhia a determinar quais ofertas de serviços poderiam ajudar ou definir se a computação em nuvem é uma boa escolha para a companhia.

9 - Gerente de catálogo de serviços

Conforme os departamentos de TI trabalham para se tornarem provedores internos de serviços para as suas companhias, eles vão querer mudar sua aproximação para atender às necessidades dos consumidores. Observadores da indústria e frameworks de práticas melhores, como ITIL, detalham como a incorporação de um catálogo de serviços de TI pode ajudar às companhias a trabalhar um modelo com base em provedores de serviços. E, para ter um catálogo, é preciso ter um gerente, segundo a Forrester Research.

"O gestor de catálogos de serviço é responsável por produzir e manter o catálogo. Isso inclui responsabilidades que se divergem em três categorias: planejamento e implementação de um catálogo de serviços, gestão dos aspectos financeiros do catálogo e desenvolvimento e manutenção do catálogo", diz um recente relatório da Forrester Research. "Um gerente de catálogo de serviços pode ter um papel significante na mudança de uma organização de utilidades de TI para uma organização focada em serviços de TI."

10 - Engenheiro de processos de negócios

A demanda por tecnólogos para o setor de negócios decidirá as contratações em 2010, conforme as companhias procuram incorporar processos para reduzir os gastos e trabalhar operações mais racionalizadas. Segundo o Gartner, as companhias vão procurar engenheiros de processos de negócios para retrabalhar projetos para o ano.

"Vemos muitas pessoas usando sistemas ERP e entrando em projetos de reengenharia de processos de negócios", afirma Mok. "Aqueles que vêm do lado dos negócios ou sendo bem versados nos processo de negócios estão em boas posições. Combinar o conhecimento dos sistemas técnicos com processos de negócios ajudará aos profissionais de TI conseguir e manter posições chave".