quinta-feira, janeiro 21, 2010

[Mecado] Tecnologia baiana usada em Portugal

Fonte: Tribuna da Bahia

Mais uma exemplo de case vitorioso do MAKER, agora em solo português. O que mais me admira no MAKER é o esforço que a empresa Softwell realiza para introduzi-lo nas faculdades e universidades de computação em nosso país, como ferramenta de auxílio no desenvolvimento da lógica e/ou apoio para empresas júnior. 

Particularmente, enquanto estive na Jorge Amado, ajudei a treinar mais de 100 alunos na ferramenta, sendo que alguns foram aproveitados ainda no primeiro semestre de curso.

Como pronunciado por Wellington Freire, em oportunidade que dialogamos, a emoção do aluno em ver um sistema de informação pronto, funcionando inteiramente, ainda no primeiro semestre de curso é fator motivante para que este prossiga no curso e enxergue a área de computação como oportunidade única em questões de empreendedorismo e pesquisa de novas soluções de TI.
------------------------

Engana-se quem pensa que a Bahia deixa a desejar quando o assunto é inovação. Desenvolvido pela empresa baiana Softweel Solutions, o Maker – ferramenta de desenvolvimento de software - tem ganhado cada vez mais notoriedade em todo o mundo e colocado o Estado em uma boa posição.  Com o auxílio da ferramenta baiana, que se apresenta como uma solução à medida dos desafios de diversas empresas, doentes portugueses podem consultar, pela primeira vez, a sua posição na lista de espera das cirurgias e saber quanto tempo falta para serem operados.

Um moderno sistema informático implantado pelo Ministério da Saúde de Portugal, o Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (e-SIGIC) possibilita conhecer a posição que o paciente ocupa na lista, bem como a data na qual será realizada a intervenção cirúrgica, tudo também pela internet. O Maker, da Softweel baiana, possibilitou a construção da aplicação em tempo recorde, de modo a oferecer a segurança e o desempenho necessários a um software acessado por cerca de 180 mil usuários ao mesmo tempo. Especialistas dizem que o Maker, em suas características tecnológicas, é um resumo do que existe de melhor em várias ferramentas mundiais de desenvolvimento de softwares.

"Ele agrega boas qualidades e descartas aspectos ruins de ferramentas desse tipo", garante o programador Juca Mello. Outros importantes projetos foram desenvolvidos na plataforma do Maker, como o Sistema de Registro Civil de Nascimento - criado pelo governo de Pernambuco -, o "Saúde Digital", em Feira de Santana, para facilitar e organizar o atendimento médico, e o Portal do Cidadão de Guarulhos, em São Paulo, onde a prefeitura criou um ambiente virtual que disponibiliza ao cidadão consultas e serviços oferecidos pelo governo municipal.

Todos os projetos foram premiados por conterem informações e serviços dirigidos aos cidadãos, criando uma interação direta entre usuários e os governos.

De acordo com Wellington Freire, presidente da Softweel, a principal novidade do Maker em relação aos concorrentes é que a ferramenta se baseia na construção de algoritimos através de fluxogramas e não mais em códigos de programação como se processa há mais de 40 anos. Outra diferença é que ele pode ser utilizado para desenvolver qualquer tipo de programação, ou seja, ao utilizar o Maker, o desenvolvedor de um programa passa a se preocupar apenas com a aplicação gerada, deixando o trabalho pesado para a ferramenta fazer.

"Nós conseguimos reinventar o software, ao permitir, através da nossa ferramenta, a superação das principais mazelas que afeta a sua construção. Isso é inovação", arremata Freire.