segunda-feira, janeiro 11, 2010

[P&D] Justiça.com.br

Fonte: Gazeta do Povo

Copio abaixo um trecho da reportagem da Gazeta do Povo sobre sites jurídicos.

Por curiosidade, o site JUSBRASIL mencionado na reportagem é 100% made in Bahia. Pois é, fruto de um trabalho desenvolvido há alguns anos por um grupo daqui de Salvador com passagens sólidas no meio acadêmico (eu os convidei a desenvolver pesquisas na Jorge Amado enquanto coordenador de curso de lá). 

Para vocês verem que tecnologia aos moldes do google, tão bom quanto, pode ser desenvolvido em nossa terra. Basta querer!
----------------------
A internet mudou e vem mudando a forma de trabalho dos operadores do Direito. Se antes era preciso recorrer a colossais e complicadas publicações em papel para se ter acesso ao teor das decisões judiciais e normas legais, hoje bastam alguns cliques no computador. "O operador do Direito cada vez mais está substituindo os livros e pesados códigos im pressos pelas informações na tela", afirma o advogado Omar Kaminski, diretor de internet do Instituto Brasi leiro de Direito da Informática (IBDI) – leia entrevista abaixo. Apenas para se ter ideia, o sistema de busca mais popular do mundo, o Google, encontra quase 50 milhões de referências ao termo "Direito" e mais de 31 milhões à palavra "jus tiça". Com tanta fartura, é preciso ser seletivo.

Em consulta realizada na última quarta-feira ao Alexa (www.alexa.com), serviço que mede a audiência de páginas da internet em todo o mundo, o site jurídico mais acessado do Brasil é owww.jusbrasil.com.br, um portal de busca de notícias, legislação e jurisprudência. De acordo com o levantamento, o JusBrasil está entre os 23 mil sites mais acessados do mundo. O segundo brasileiro mais procurado é o www.jurisway.org.br, um sistema educacional que oferece mais de 800 cursos jurídicos gratuitos on-line. Conforme a medição do Alexa, o site de Direito mais visitado do mundo é o www.findlaw.com – em inglês.