[Mercado] Gartner: três decisões que a área de TI deve tomar até 2014
Fonte: CIO
Com base na compilação dos estudos realizados em 2009 e em previsões divulgadas para este ano, a consultoria Gartner desenhou as principais expectativa para as áreas de TI em médio prazo. De acordo os analistas, as estruturas enxutas - que foram adotadas por conta da crise - e as novas formas de fazer negócio devem influenciar os departamentos de tecnologia por muitos anos.
A seguir, o Gartner elenca as três grandes tendências para os departamentos de TI nos próximos quatro anos:
Projeção 1: Até 2012, 20% das empresas não terão mais ativos de TI internamente – virtualização, computação em nuvem e funcionários utilizando os próprios notebooks para realizar tarefas profissionais por meio da conexão remota à rede das empresas. A soma dessas soluções vai contribuir para a redução do hardware dentro das organizações.
A necessidade do hardware – seja em um data center ou na mesa dos colaboradores – não acabará, mas a redução de custos proporcionada pela terceirização permitirá alocar o orçamento de TI para questões mais estratégicas.
Projeção 2: Até 2014, grande parte dos casos de sucesso das áreas de TI incluirá informações sobre as emissões de carbono do projeto – hoje a virtualização de servidores e desktops já gera resultados importantes em termos de economia de energia, fazendo com que tal redução de custos seja um diferencial no momento de aprovação desses projetos junto ao board das companhias.
A incorporação imediata dos custos com a emissão de carbono (e, se necessário com a compra de créditos de carbono) oferece às organizações uma nova forma de mensurar despesas, bem como de se preparar para a determinação e análise do impacto ambiental. Dados que, segundo analistas, devem tornar-se obrigação dentro de alguns anos.
Até 2014, mais de 3 bilhões de pessoas estarão aptas a fazer transações financeiras por meio do celular – a adoção da telefonia móvel nas economias emergentes acontece de forma acelerada e, em cinco anos, é esperado que 90% da população mundial já tenha o celular e seja capaz de utilizá-lo para realizar compras online, bem como para movimentar contas bancárias. Essa realidade desperta nas organizações a necessidade de adaptar-se ao novo modelo de negociar e relacionar-se com os clientes.
Dessa forma, ainda em 2010, é necessário que os gestores de TI iniciem projetos de longo prazo, visando a elaboração da estratégias de atuação para quando essa previsão se tornar uma realidade.
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