quarta-feira, janeiro 13, 2010

[Mercado] Forrester declara fim da recessão no setor de TI

Fonte: IT Web

De certa forma isto era previsto. Quando a crise se instalou, um dos grandes causadores foi justamente a desinformação e a falta de transparência. Quem conhece a lei SOX-Sarbanes sabe do que eu estou falando. Assim, é natural que o mercado mude seu modo de agir e controlar depois da ocorrência de um fenômeno negativo na economia mundial. Como diz o ditado, o cidadão só fecha a porta depois de roubado. O ato de fechar a porta pode ser entendida como maior segurança, disponibilidade e controle de informações. Com absoluta certeza, a solidez de uma empresa nos próximos anos estará diretamente atrelada à sua capacidade de gestão dos ativos intangíveis. Neste caso, a informática entra como meio imprescindível para este fim.

O que sinto, caros leitores, é que o tsunami na área de serviços virá.... e como diz uma música de Zé Ramalho: "Virá que eu vi. Tranqüilo e infalível, como bruce lee".

--------------------------------

Os gastos globais e nos Estados Unidos com hardware e software voltarão a ficar fortes em 2010, projeta a Forrester.

A empresa de pesquisa acredita que os gastos com tecnologia nos Estados Unidos crescerão 6,6% neste ano, totalizando US$ 568 bilhões, depois de uma queda de 8,2% em 2009. Globalmente, a consultoria acredita em uma alta de 8,1%, somando mais de US$ 1,6 trilhão, contra um declínio de 8,9% em 2009.

"A recessão em tecnologia vista entre 2008 e 2009 está não oficialmente encerrada", afirmou o principal analista da Forrester, Andrew Bartels, em comunicado.

Regionalmente, o continente assistirá a um forte crescimento. A Forrester espera que os gastos com TI no leste e centro Europeu aumente 11,2%. Canadá, Ásia-Pacífico e América Latina também devem reportar avanços sólidos: 9,9%, 7,8% e 7,7%, respectivamente.

Os investimentos em TI nos Estados Unidos devem saltar 6,6%, mas, na região EMEA, que compila Europa, Oriente Médio e África, poderá crescer apenas 2,4%.

"Todas as peças estão no lugar para que os gastos sejam retomados em 2010. Nos Estados Unidos, a recuperação da TI será mais forte que a recuperação econômica em geral, com gastos com tecnologia crescendo até duas vezes mais que as taxas da economia", acredita Bartels.

Softwares liderarão uma boa arrancada, pelas projeções da Forrester, com aumento de 9,7% globalmente. Boa parte desse avanço deve ocorrer por conta dos lançamentos de novos produtos, como o Windows 7, que chegou ao mercado em outubro passado, e o Office 2010, a ser comercializado a partir do meio deste ano.

O setor de hardware também deve ter um bom ano. Os gastos com equipamentos computacionais devem avançar 8,2%, enquanto com comunicações a taxa não deve ultrapassar 7,6%. Já os serviços de outsourcing devem ter um crescimento de 7,1%, enquanto os de consultoria 6,8%.

"A computação inteligente virá pela união de tecnologias emergentes e maduras como arquitetura orientada ao serviço (SOA), virtualização de servidor e storage, cloud computing e comunicação unificada. 2010 marca o início de uma nova fase no avanço tecnológico", pontua.