quinta-feira, fevereiro 11, 2010

[Pesquisa] Programação no Futuro

Creio que, como dizia o Cazuza, vivemos em "um museu de grandes novidades".

Antes do advento da microinformática, existia um profissional nos grandes CPD´s responsável pela elaboração e documentação de processos, o antigo Analista  de Organização e Método  (O&M). Como o poder computacional dos computadores era bastante restrito, os programas eram menores, se comparados com os atuais, as pessoas "se davam o trabalho" de especificar o processo antes da implementação através dos clássicos diagramas.

Pois bem, visto que o planejamento é condição sine qua non para que haja sucesso em qualquer projeto, eis que as boas práticas do passado ressurgem sob outro nome (BPM, implementação orientada a processo, etc e tal).

Agora, o desafio é modelar o sistema em alto nível e prontamente disponibilizá-lo para funcionamento, como um simples "plug and play". 

Como tudo não são flores, para que se possa construir qualquer coisa são necessárias PEÇAS. As peças de um processo baseado em BPM são suportados pelo SOA, daí a necessidade de uso de outros paradigmas de programação para construir toda esta  parafernália.

Se alguém quiser saber como serão as linguagens dos próximos 20 anos, eu diria que serão extremamente visuais. Só isto.