terça-feira, março 30, 2010

[Concurso] A crescente importância do Business Intelligence

No último domingo participei de uma grande maratona: A prova da Petrobras. 

Apesar de cansativa, a prova denotou algumas características desejáveis por esta empresa em relação aos profissionais que nela trabalham. Me chamou a atenção a citação do nome "Profissional Holístico", aquele que está conectado com tudo que o cerca e possuidor de conhecimentos e habilidades variadas. Algumas delas, não pertencentes ao profissional em si, porém formadas ao longo da vida e das necessidades que venham a surgir.

Pois bem, quanto as áreas de conhecimento, ressaltou-se bem o tema Business Intelligence através de um quantitativo interessante de questões.

Apesar de ser um assunto consolidado em grandes corporações, o fato de ser bem questionado em um concurso mostra o grau de importância que esta área possui para uma das maiores empresas do mundo. 

Entretanto, observo um contrasenso  quanto ao interesse de estudantes por esta área. Muitas vezes, os alunos assumem mais uma tendência mecanicista quanto ao uso da tecnologia, preocupando em aprender uma linguagem ou ferramenta específica, ao invés de diluírem seu conhecimento em outras áreas importantes de negócio. 

Antes do uso de uma ferramenta, provém o processo que irá guiar seu uso. 

Assim, acho importante que o tema BI (Business Intelligence) seja cada vez mais despertado e utilizado em nosso estado.

Para os interessados, recomendo o blog "BI com Vatapá" como fonte de informação para este tema na Bahia.


3 Comments:

At 12:32 PM, Anonymous Anônimo said...

Excelente Grinaldo, realmente o tema é muito importante, o blog BI com Vatapa é realmente muito interessante.

 
At 2:57 PM, Blogger Gessé said...

Não tenho dúvidas de que esse tema é muitíssimo importante. Após ver, como um "telespectador", os objetivos alcançados utilizando estratégias de BI em algumas empresas, me interessei bastante pelo tema, a ponto de procurar no mercado local uma especialização na área e me surpreendi com a ausência de uma pós específica para tratar de assuntos inerentes a esse tema. Espero que no futuro bem próximo as univerdades locais abram o olho para isso e lançem algum curso voltado para esse tema tão importante que vem crescendo na atualidade.

 
At 12:22 AM, Anonymous Angela Oliveira said...

Grinaldo,
Fico muito feliz que a citação O PROFISSIONAL HOLÍSTICO tenha chamado sua atenção, sou a autora do artigo, acredito e defendo a tese de que temos que ser especialista porem generalista, é quase antagônico... mais esse é o grande diferencial neste mercado tão competitivo.

 

Postar um comentário

<< Home