sexta-feira, março 26, 2010

[Acadêmico] Aberta as Inscrições para a Universidade Pirata (Bahia)

Interessante !

----

Aberta as Inscrições para a Universidade Pirata (Bahia)
http://www.juntadados.org/content/aberta-inscri%C3%A7%C3%B5es-para-universidade-pirata

Universidade Pirata é um projeto do Pontão de Cultura Digital juntaDados, sediado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) campus Lauro de Freitas (PULSAI). São oferecidos cursos, discussões, oficinas sobre ferramentas de compartilhamento, direito autoral, redes sociais, tecnologias para produção audiovisual, linguagens de programação, metareciclagem e internet.

Nosso objetivo é fomentar o uso de tecnologias livres (software e hardware livre) e promover discussões sobre democratização da comunicação, apropriação tecnológica, conservação ambiental dentro de um espaço autônomo na Universidade, estabelecendo assim um contato com diversos grupos de pesquisa.

A "Universidade Pirata" vem de um esforço para demonstrar que o termo pirata não indica cibercriminalidade, e sim o grupo de pessoas que busca meios reparar as restrições ao mercado cultural, intelectual e de informação. Objetivamos rebater a intensa propaganda que compara a compra de um filme no mercado informal por exemplo, ao tráfico de drogas ou de armas.

Um pai que compra um DVD infantil para suas crianças não é exatamente um traficante de armas, o vendedor que comercializa o DVD infantil não financia o trafico de drogas com o dinheiro da sua venda. Esse ciclo de criminalidade a que se refere a própria industria do entretenimento tem como pilar as políticas de distribuição e financiamento de obras e falta de acesso a informação, cultura e lazer.

* Importante:

As pessoas que possuem computador devem levar para as aulas.

A prioridade na inscrição é para membros de Pontos de Cultura. Se existe algum ponto de cultura na sua localidade, faça contato.

Os cursos são presenciais em Salvador, mas estamos desenvolvendo os módulos a distância, as inscrições valem para as oficinas e cursos a distância também.

* Emitimos certificado sem valor acadêmico

As vagas se destinam a pessoas sem vínculo com a universidade mas alunos da UNEB podem se inscrever e concorrer as vagas residuais.

* As inscrições estarão abertas até o dia 15 de abril

http://www.juntadados.org/universidade_pirata