quarta-feira, agosto 20, 2008

[P&D] NOTÍCIAS JURÍDICAS EM TEMPO REAL

FONTE: Frente & Verso Comunicação Integrada

Pois é, conheço a empresa GOSHME há algum tempo, inclusive, já estabelecemos uma parceria com o Centro Universitário Jorge Amado na área de pesquisa. Realmente, os "caras" do Goshme vão longe!
-----------------


Site JusBrasil lidera a cobertura de notícias jurídicas na internet

As notícias mais atuais da área jurídica podem ser consultadas em tempo real no site www.jusbrasil.com.br. No ar desde maio desse ano, o site já registra cerca de dez mil acessos diários. A partir de tecnologia própria desenvolvida pela empresa baiana Goshme Soluções para Internet, os jovens empresários Rafael Costa, Daniel Murta e Rodrigo Barreto trazem a proposta de mergulhar na chamada “internet profunda” ou deep web, que é de cinco a dez vezes maior que a web superficial.

Atualmente, o site possui cerca de 80 fontes de informação cadastradas, entre sites de notícia, portais jurídicos e órgãos públicos. Segundo explica Rafael Costa, o próximo passo é o rastreamento das decisões dos tribunais de justiça. “O Google não ‘enxerga’ as decisões de todos os tribunais do Brasil. Estima-se que existam 30 milhões de páginas”, comenta o empresário, que vislumbra atingir essa cobertura até dezembro de 2008.

No site, o usuário tem a possibilidade de selecionar as notícias pelo critério de fonte de informação ou periodicidade – últimas notícias, notícias da semana, notícias do mês. “Em uma única semana, os assuntos de maior evidência na mídia, a exemplo do caso sobre as mudanças na legislação envolvendo as células tronco, são acessados mais de dez mil vezes”, comentou Costa.

No JusBrasil, o conteúdo é de livre acesso. A possibilidade de o site vir a desenvolver conteúdo restrito ou parcialmente restrito, existe. A comercialização de espaços publicitários também está sendo avaliada. “A gente aposta na publicidade para daqui a dois, três anos”, diz o empresário. A Goshme Soluções para Internet tem apoio do Centro Universitário Jorge Amado, da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Incubadora de Negócios da UNIFACS.