sexta-feira, maio 18, 2007

[Mercado] Software 'made in Bahia" incorpora plataforma BlackBerry nos EUA

Fonte: Convergência Digital

Esta notícia foi enviada por uma amiga minha, a Mônica Kobayashi, e mostra mais uma empresa baiana que vem dando certo no mercado exterior.
------------------------------

Da Bahia para o mundo na plataforma Blackberry. Assim, a baiana MTM Tecnologia, desenvolvedora de software e aplicações, consegue mostrar o seu valor fora do Brasil. A empresa é responsável pelo aplicativo TDO Mobile, voltado para endodontistas, recém-incorporado à plataforma de serviços do Blackberry nos Estados Unidos.

O lançamento do aplicativo, desenvolvido por especialistas brasileiros contratados pela baiana MTM Tecnologia, aconteceu na feira anual da Associação Americana de Endodontia - área da odontologia especializada no combate à infecções bucais - realizada no início deste ano na Filadélfia, nos Estados Unidos.

A partir do uso do aplicativo TDO Mobile, os endodontistas têm acesso completo as fichas dos pacientes, a agenda de compromissos e endereços, aos exames de raio-x etc. Com o acesso é bidirecional, o endodontista pode modificar os dados no seu dispositivo móvel. O grande diferencial desta aplicação é a camada de sincronização que foi desenvolvida pela MTM permitindo a distribuição da aplicação em larga escala sem incorrer nos custos característicos da plataforma BlackBerry Enterprise Services (BES).

Segundo Gustavo Perez, sócio da MTM, o desenvolvimento desta camada proporciona uma vantagem competitiva a empresa no desenvolvimento de soluções de larga escala. Isso porque, completa Perez, além de um desenvolvimento mais rápido, esta camada permite um custo de distribuição reduzido.

Num caminho diferenciado, a baiana MTM foca suas atividades de desenvolvimento no mercado externo por causa da predominância desta plataforma fora do país. "Estamos iniciando o desenvolvimento de uma solução BlackBerry para integrar com o SAP na Arábia Saudita" adianta o executivo. "A principal razão na conquista deste projeto foi a camada que já tínhamos pronta do projeto TDO Mobile", completa o sócio da MTM, que é uma empresa associada ao Softex Salvador.

*Com informações da MTM Tecnologia ( (http://www.mtmtecnologia.com.br/)