sexta-feira, maio 29, 2009

Jon Maddog, diretor da Linux, fará palestra em Salvador

Fonte: Jornal da Mídia 

Para quem deseja conhecer o Maddog, eis uma grande oportunidade.
-----------------------------------------------------------------------

Salvador - Os interessados em ganhar dinheiro com Softwares Livres, além de conhecer os obstáculos e as diversas estratégias neste ramo específico da informática não devem perder a palestra que diretor-executivo da Linus Foundation, Jon "Maddog" Hall fará nesta sexta-feira (29), às 18 horas, no encerramento do Congresso Internacional de Software Livre, no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula, em Salvador.

"Madddog" Hall é considerada o maior guru mundial em software livre. Desde 1994, ele dirige a Linux Internacional, uma associação sem fins lucrativos patrocinada por grandes empresas internacionais na área de Tecnologia da Informação (TI), com sede nos Estados Unidos.

Notável orador e esbanjando um carisma invejável, Jon Hall foi apelidado de "Maddog" (cachorro louco) pelos estudantes da Faculdade de Informática do Hartford State Technical College, da qual foi reitor. E é justamente de "Maddog" que ele prefere ser chamado. Foi "Maddog" quem forneceu a Linus Torvalds o suporte para o desenvolvimento da versão do Linux para harware baseado na arquitetura Alpha, de 64 bits.

A Linux sempre travou uma queda de braço com a Microsoft em defesa dos software livre, mas as duas empresas acabam de se unir em uma parceria que parecia improvável. Recentemente, Microsoft e Linux Foundation assinaram, conjuntamente, uma carta aberta que expressa desacordo com um guia elaborado pela American Law Institute (ALI) que dará embasamento jurídicopara decisões em casos que envolvam softwares.

Segundo o site www.softwarelivre.org, os dois grupos pedem uma definição mais clara da seção do documento a respeito de garantias em defeitos de softwares. O documento sugere a absolvição de softwares comerciais de código aberto de garantias aplicadas a programas proprietários. Mas como muitos dos desenvolvedores de aplicativos livres lucram com publicidade, não é claro se eles seriam responsabilizados por defeitos, segundo o guia.

O Congresso Internacional de Software Livre está sendo realizado com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Também está programado para amanhã uma mesa redonda sobre "Migração para Sofware Livre", os painéis "Financiamento de projetos de infra-estrutura de TIC para Estados e Municípios" e "Uso de tecnologia livre na educação" e o debate "Marco legal da Internet e Ciberativismo", dentre outras atividades.