sexta-feira, maio 15, 2009

[Mercado] Brasileiros se dão bem com TI no exterior

Fonte: PC Magazine 

Mais um baiano brilhando fora do país. 
------------

Foi-se o tempo em que os brasileiros eram famosos por migrar para os Estados Unidos para ser atendente do McDonald's. Agora pipocam na mídia os casos de brasileiros que fundam empresas de tecnologia no exterior e se dão muito bem.

Dois casos exemplares de brasileiros que criaram no exterior empresas inovadoras bem-sucedidas internacionalmente foram apresentados hoje no Seminário Brasil Outsourcing 2009, que aconteceu na Câmara Americana de Comércio de São Paulo, nos últimos dias 13 e 14 de maio.

É o caso da OpenQ, fundada nos Estados Unidos pelo baiano Otávio Freire para atender com software e consultoria aos setores farmacêutico e de biotecnologia. Ela tem escritórios de venda também na Europa e hoje produz software em Bangalore, Índia, e em Recife.

Formado em engenharia pela Universidade Federal da Bahia, Freire fez pós-graduação na Virgínia e, ainda na universidade, incubou uma empresa para criar software de business intelligence em áreas de ponta da medicina para dar suporte à indústria farmacêutica e de biotecnologia. Hoje, sua empresa, a OpenQ, tem entre os clientes 8 das 10 maiores empresas do setor, como Merck, Novartis e Brystol-Mayer, além de contar com o reconhecimento de analistas importantes como Forrester e Gartner.

Já Bernardo Scheinkman fundou há quatro anos na Flórida a Tibrax, para apoiar as pequenas e médias empresas em seus esforços de exportação. Por meio de sua plataforma Sematex (sendo Sematex o acrônimo para Serviços e Materiais de Exportação), ele torna disponíveis os mais diversos serviços para aproximar as empresas de seus compradores, realizando até mesmo "feiras virtuais", treinamento e lançamento de produtos via internet. Segundo ele, já foram realizados via Sematex mais de 600 eventos, com cinco mil empresas participantes e uma audiência de mais de um milhão de pessoas.

Tanto Otávio Freire como Bernando Scheinkman fazem parte da Brazil Diaspora Network, criada pelo Programa Brasil Outsourcing reunindo brasileiros que vivem no exterior e atuam para ampliar a presença da tecnologia nacional no mercado global.