quinta-feira, março 19, 2009

[Governo] Eunápolis: SECTI fala ao RADAR64 sobre web grátis

FONTE: RADAR64

Para quem ainda não sabe, o Governo da Bahia está com um projeto de desenvolvimento de cidades digitais, aos moldes de modelos já consolidados no país, como Piraí e Tiradentes. Pois bem, é aguardar para conferir o resultado desta bela iniciativa.
------------------------------

EUNÁPOLIS - Eunápolis está entre os 24 municípios baianos incluídos no projeto Cidades Digitais, da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia (SECTI), que prevê o fornecimento de internet banda larga, gratuita, à população.

Em entrevista exclusiva ao RADAR64, na tarde desta quarta-feira (17), o diretor de Tecnologia da Informação da SECTI, Carlos Stucki, disse que o plano envolve o investimento inicial de R$ 24 milhões, parte deles financiados pelo governo federal.

De acordo com Stucki, o governo do Estado se incumbirá de implantar a infra-estrutura, como a instalação da banda larga e das antenas. O município irá custear o link e manutenção da rede a céu aberto. ’É uma parceria entre município e governo baiano, através da secretaria’, falou.

Pelo projeto, os moradores vão poder acessar a web de qualquer ponto da cidade, pois as antenas transmitirão o sinal via rádio. Stucki salienta que cada município irá estabelecer sua área de cobertura e velocidade da conexão sem fio, mas a previsão é que atenda toda a população.

Está previsto que o equipamento de recepção/transmissão, que ficará no computador do usuário, seja subsidiado pelo governo a determinadas classes sociais, o que também poderá ser feito pela operadora, caso o modelo seja de concessão.

No entanto, o objetivo é utilizar a expertise local em parceria no projeto. "Se existir algum pequeno provedor que possa dar o suporte na área de acesso ao cidadão na ponta, o preço cairá mais ainda, já que o governo entrará com a maior parte dos recursos em infra-estrutura’, falou Carlos.

A tecnologia a ser empregada pode variar conforme o município, mas o pré-requisito é que seja wireless (sem fio). ’Estamos priorizando o que chamados de pré-wimax, que é uma frequência de 5.8 MHz, tornada livre pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações’, comenta.

O Cidades Digitais, que tem como finalidade maior alavancar a cultura das comunidades, já está rodando em algumas cidades da Bahia, a exemplo de Feira de Santana e Vitória da Conquista. Na região extremo Sul, além de Eunápolis, outras duas cidades integram a lista: Itamaraju e Teixeira de Freitas.

De acordo com as últimas pesquisas, de cada 100 brasileiros, 59 nunca acessaram a internet. E a grande maioria que consegue navegar pela grande rede faz isso alugando computadores em lan houses, porque o preço dos PCs ainda é alto.