sexta-feira, dezembro 28, 2007

[Mercado] Empresas baianas de TI projetam incremento de 29%

FONTE: JORNAL DA MÍDIA

Para fechar o ano com chave de ouro, desejo a todos um Feliz Ano Novo e sucesso sem limites.

Grande abraço! O Blog TI na Bahia e equipe (vocês todos) agradecem pelo apoio em 2007.

Até 2008!
----------------------------------------------------------------
Salvador - O setor baiano de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) fechou o ano 2007 com aumento de competitividade e inovação. O lançamento da Bahia Digital – Rede Empresarial de Tecnologia da Informação, em novembro, projetou nacionalmente o estado da Bahia enquanto desenvolvedor em rede de soluções de base tecnológica. “A expectativa dos empresários que estão à frente dos estabelecimentos com maior índice de crescimento é de fechar o ano 2007 com incremento de faturamento acima aos 29%, frente ao resultado de 2006. A perspectiva é de continuar nesse patamar de crescimento em 2008”, afirma a integrante do Comitê Gestor da Bahia Digital, Zaíra Vasconcelos.

A confiança do setor em repetir o forte ritmo de expansão em 2008 – na casa de dois dígitos - é referendada pelo crescimento da economia do país e pela busca de novos mercados consumidores para os produtos e serviços das empresas localizadas na Bahia.

“São os fatores macroeconômicos que aumentam a confiança dos empresários em investir”, comenta Zaíra Vasconcelos. Os setores que mais demandaram os serviços de TI em 2007 foram, na ordem, comércio/varejo (20%), administração pública (12%), telecomunicações (12%), petroquímica (10%), as próprias empresas de TI (10%), seguidos por educação, engenharia/arquitetura e saúde, cada um com a participação individual de 8%.


A busca de novos mercados consumidores faz parte da estratégia de atuação da Bahia Digital. Uma das principais ações de mercado será a intensificação da exposição da marca em feiras setoriais. No primeiro evento, a Feira do Empreendedor 2007 na Bahia, 11 empresas do segmento que montaram seus estandes fecharam negócios da ordem de R$ 60 mil, com perspectivas futuras estimadas em mais de R$ 1 milhão.

“A Bahia Digital está desenvolvendo ações conjuntas para acessar mercados regionais, nacionais e internacionais”, sinaliza o gerente executivo da rede, Trajano Lima. Em 2007, o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa na Bahia (Sebrae Bahia) – que apóia o setor – contratou uma consultoria para realizar o mapeamento da oferta e implantar um plano de ação de Marketing nacional para a Bahia Digital.

O registro do domínio www.bahiadigital.org.br e a pesquisa de mercado Marketing Discovery, em fase de tabulação de dados, são algumas das ações em curso. O site terá diversas funções, entre elas a difusão de informações setoriais, a disponibilização de um canal de compras e o cadastro para consulta pública das empresas que atuam no segmento.

No balanço de 2007, também são computadas participações das empresas de TI em encontros de negócios no interior baiano promovidos pela Rede Elos, com apoio do Sebrae Bahia.

No Brasil, o mercado de software vem crescendo desde 1995 a uma taxa anual média de 11%, a maior do setor de TI, três vezes maior do que a de hardware e cerca de cinco vezes maior do que a do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) e da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).

A Bahia Digital – Rede Empresarial de Tecnologia da Informação foi lançada durante a 3ª edição da Feira do Empreendedor na Bahia, realizada de 8 a 11 de novembro, no Centro de Convenções do estado. A meta é que a rede reúna a maior parte das empresas baianas especializadas em desenvolvimento de software, infra-estrutura e serviços de consultoria em tecnologia da informação e comunicação (TIC) de Salvador e microrregião, assim como as empresas localizadas em Feira de Santana.

A rede tem apoio do Sebrae, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Software e Internet (Assespro) – Regional Bahia, Sindicato das Empresas de Processamento de Dados da Bahia (Sinepd), Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex – Salvador), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).