terça-feira, dezembro 11, 2007

[Mercado] Assespro-SP: liberação de verbas do Planseq pode ficar para 2008

FONTE: CONVERGÊNCIA DIGITAL

Vejam que a Bahia será a única beneficiada na região nordeste, inicialmente. Para os que pensam, isto não é bom acaso.
-----
A liberação das verbas para a execução do Plano Setorial de Qualificação (Planseq), que visa a capacitação de profissionais do setor de Tecnologia da Informação, deve ficar para 2008. O alerta vem da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet de São Paulo (Assespro-SP). A necessidade de adaptação do plano, após questionamentos das Secretarias Estaduais de Emprego, e a proximidade do final do ano devem provocar o adiamento.

“O déficit de mão-de-obra qualificada em Tecnologia da Informação é uma realidade que vem dificultando um maior crescimento do nosso setor. Por isso, avaliamos o Planseq, independentemente de como será organizado - seja pelas secretarias estaduais ou por entidades de classe -, como uma iniciativa de extrema importância. Precisamos capacitar os nossos profissionais e ganhar competitividade”, afirma Roberto Carlos Mayer, presidente da Assespro-SP.


O Planseq é um plano de capacitação de mão-de-obra no setor de software elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Inicialmente, o programa prevê atender cerca de 4,5 mil trabalhadores em cursos de qualificação técnica de 300 horas, em seis estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.



Ao todo, o MTE prevê a liberação de R$ 3 milhões para capacitar os profissionais. Em todas as regiões, os treinamentos seriam administrados por uma entidade de classe e os cursos conduzidos por uma entidade de ensino. No último mês de novembro, as Secretarias Estaduais de Emprego, que geralmente administram as verbas do FAT e conduzem as iniciativas de treinamento, questionaram os procedimentos adotados. Pelo modelo original, as Secretarias não participariam ativamente da execução do Planseq na área de TI.

“A Assespro-SP é favorável à participação das Secretarias em todo esse trabalho, para que o projeto possa ser tratado de forma integrada por todos os interessados. O problema é que faltam pouco mais de duas semanas para o final do ano. Acreditamos que, neste prazo, será impossível a liberação das verbas. Assim, a aprovação ficará para o ano que vem e quem sofre com este atraso é todo o setor, desde as empresas que precisam de mão-de-obra e os profissionais que necessitam de capacitação”, afirma Mayer.