sexta-feira, dezembro 14, 2007

[Mercado] Brasil é um dos 30 principais destinos de offshore de TI, diz Gartner

FONTE: COMPUTER WORLD

Interessante notícia, já que mostra o potencial do Brasil para o setor. É importante prestarmos atenção ao fato, visto que sediamos uma grande no setor e há movimentos concretos, agora mais realistas, em direção à uma política estadual de TIC. Creio que o setor educacional tende a sofrer uma revolução em todas seus segmentos para absorver a capacitação de mão-de-obra. Aguardem, pois o mercado deve pipocar de cursos em nível médio e superior, além de outros aos moldes das antigas Bytes (lembram-se) da vida, porém, necessariamente, com outra perspectiva de formação.

Em suma, a hora de ganhar dinheiro em TI é esta. Aproveitem.
-------------

Os gastos com terceirização de serviços de TI para outros países vão crescer 40% nos Estados Unidos e 60% na Europa em 2008 e o Brasil está entre os 30 principais destinos destes recursos, segundo o Gartner.

A consultoria levou em conta uma série de critérios para elaborar o ranking, entre eles língua, apoio do governo, mão de obra, sistema educacional, custos, ambiente político e econômico, compatibilidade cultural, maturidade legal e global, privacidade de dados e propriedade intelectual.

Junto ao Brasil, a consultoria elegeu Argentina, Canadá, Chile, Costa Rica, México e Uruguai como destinos principais de offshore nas Américas, região que é considerada a mais atrativa para importadores de serviços dos Estados Unidos.

O Canadá liderou em sete das categorias avaliadas pelo Gartner, perdendo apenas no quesito custo de mão de obra. Os países latino-americanos vêm crescendo em valor pelo idioma espanhol, mas ainda despertam preocupações quanto à segurança.

Os países da Ásia/Pacífico listados pelo Gartner incluem Austrália, China, Índia, Malásia, Nova Zelândia, Paquistão, Filipinas, Cingapura, Sri Lanka e Vietnã.

Já a lista de Europa, Oriente Médio e África inclui República Tcheca, Hungria, Irlanda, Israel, Irlanda do Norte, Polônia, Romênia, Rússia, Eslováquia, África do Sul, Espanha, Turquia e Ucrânia.