terça-feira, abril 10, 2007

[P&D] Centro de Recursos Ambientais da Bahia concede licença ambiental parque Tecnovia

Como eu li no email da lista INFOBAHIA onde esta notícia foi informada, espero que desta vez saia... Impressionante como tudo aqui nesta terra demora a acontecer. O novo Secretário está com boa vontade e esperamos que a coisa vingue ainda neste ano.
------------------------------

No dia 30, o Centro de Recursos Ambientais da Bahia (CRA) concedeu uma licença de alteração para a área que sediará o parque tecnológico Tecnovia. Inicialmente, a área de 500 m² havia sido destinada para abrigar um condomínio residencial. Na mesma data, também foi acertada,
em reunião realizada na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Estado, a formação de dois grupos de trabalho interinstitucionais que debaterão propostas de gestão e de concepção para o parque.

Participaram do encontro os secretários estaduais de Planejamento, Ronald Lobato, e de Cultura, Márcio Meireles, o secretário de Economia, Emprego e Renda da Prefeitura de Salvador, Paulo Mascarenhas, e representantes de universidades e faculdades da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado (Fieb), do Sebrae, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), do Centro das Indústrias de Feira de Santana (Cifs) e de diversos órgãos do governo do Estado.

De acordo com a Secti, o Tecnovia será um habitat de inovação criado para atrair e desenvolver empresas de base tecnológica. No seu âmbito, serão abrigadas incubadoras de empresas, centros de pesquisa e desenvolvimento, laboratórios de núcleos de pesquisa, além de áreas compartilhadas para a interação entre universidades e empresas.

Ainda segundo o órgão, o projeto será resultado de uma ampla parceria que abrange os setores acadêmico, empresarial e público, sendo coordenado pela Secti.

"A Bahia demorou muito para entrar neste movimento de parques tecnológicos e um empreendimento deste é imprescindível para a diversificação e desenvolvimento de nossa economia", ressaltou o secretário de C&T da Bahia, Ildes Ferreira, em notícia divulgada no site da instituição.

Ferreira também lembrou que, desde 2005, existem recursos do governo federal, da ordem de R$ 13,6 milhões, disponíveis para iniciar as obras. Os recursos são resultado de uma emenda de bancada proposta por deputados baianos. No entanto, o secretário destacou que as verbas não
foram liberadas porque o antigo governo não conseguiu estruturar a transferência do terreno da prefeitura para o Estado, ação que havia sido aprovada pela Câmara dos Vereadores também em 2005. O secretário ainda lembrou que, em apenas três meses de gestão, 90% dos procedimentos burocráticos para o início das obras já foram resolvidos.

Outras informações sobre a Secretaria da CT&I podem ser obtidas no site www.secti.ba.gov.br.