segunda-feira, abril 09, 2007

[P&D] 1o Concurso de Mainframe para Estudantes do Brasil

Novidade na área! Concurso da IBM para estudantes do Brasil. Não percam esta oportunidade única para colocar seu nome em uma grande empresa mundial. Aos meus alunos, favor me colocar como indicador do concurso (um notebook novo até que cai bem... :) ).
----------------------------------------------------------------------

É com grande orgulho que a IBM anuncia a criação do 1o Concurso de Mainframe para Estudantes do Brasil.

Este concurso visa capacitar estudantes sem conhecimento algum na plataforma mainframe, onde os melhores irão estagiar na IBM e outros tantos poderão ser aproveitados. O concurso acontece da seguinte forma:

A competição é dividida em três partes:

Parte 1: Quebrando o gelo

A IBM fornece diversas imagens de exemplo e orientação, conduzindo os estudantes e explicando exatamente, passo-a-passo, o que precisam fazer. Essa parte da competição tem a finalidade de deixar os estudantes à vontade com a navegação da interface do mainframe, além de apresentar-lhes alguns conceitos básicos da plataforma. Os 250 primeiros alunos a preencherem com êxito essa etapa receberão camisetas do concurso como prêmio.

Parte 2: Experiência prática

Essa seção exige um trabalho adicional considerável por parte dos competidores. Utilizando o que foi aprendido na Parte 1, você deve realizar algumas tarefas extensas como um programador de sistemas. Os 25 primeiros estudantes que completarem essa fase com êxito receberão um MP3 Player de 1GB.

Parte 3: Desafio do mundo real

É a etapa mais desafiadora e exigirá trabalho extenso por parte do estudante durante semanas, talvez meses. Os três primeiros participantes que concluirem com êxito esta fase concorrerão a vagas de estágio na IBM Brasil na área técnica de mainframe*. Além disso, o ganhador receberá um notebook IBM ThinkPad R60e, o segundo e terceiro colocados ganharão um PlayStation Portátil – PSP cada e o professor** que obter mais indicação de seus alunos na inscrição também ganhará um notebook IBM ThinkPad R60e.

*Os finalistas estarão sujeitos a disponibilidade das vagas para a contratação e também as regras de avaliação da IBM como testes, dinâmicas e entrevistas pessoais.

**Os professores indicados terão que enviar um e-mail para a IBM durante o período do concurso de 02 de Abril a 27 de Julho de 2007 respondendo a seguinte pergunta: "Qual é o servidor mais seguro e disponível do mundo?" para o endereço concurz@br.ibm.com com o assunto "Resposta Professor". Somente concorre ao Notebook o professor que enviar a resposta correta no período acima.

As inscrições começam em 02 de Abril e vão até 29 de Junho de 2007. A competição acessando o mainframe acontece de 30 de Abril a 27 de Julho de 2007.

A partir de hoje, dia 02 de Abril teremos chamadas em várias páginas do site da IBM, inclusive o destaque na home page ibm.com.br .

Nas semanas que seguem sairão notas na midia sobre o concurso, e-mails para professores do Academic e para a base do Developer Works, além de todo um trabalho de comunicação interna e com os embaixadores. Teremos material impresso para ser distribuido nas universidades e escolas.

Este é o endereço do concurso no site da IBM: http://www.ibm.com/br/systems/z/concursomainframe/ e estará disponível a partir de hoje, dia 02 de Abril 2007.