quarta-feira, abril 04, 2007

[P&D] Projeto GOSHME convoca pesquisadores

Segue excelente notícia do projeto GOSHME e que agora convoca pesquisadores a fim de viabilizar o financiamento do FINEP.
------------------------------------------------------------------
Salvador, Bahia, Brasil, 02 de Abril de 2007 - O GoshMe acaba de ser aprovado na 4ª seleção da Carta-Convite MCT/FINEP - Programa Subvenção - Pesquisador na Empresa - 03/2006, Edital que destina R$ 60 milhões para a incorporação de pesquisadores nas empresas, titulados como mestres ou doutores, em atividades de inovação, visando compartilhar os custos de remuneração desses novos pesquisadores.

Através desta subvenção o GoshMe visa incorporar mais 8 pesquisadores ao time, sendo 5 mestres e 3 doutores. As áreas de pesquisa devem ser convergentes com as do projeto, que contempla, entre outros temas, recuperação da informação, web profunda, processamento paralelo e sistemas distribuídos, inteligência artificial, algoritmos de alta performance, etc.

O GoshMe nasceu há pouco mais de dois anos e vem desenvolvendo extenso trabalho de pesquisa em torno de uma ferramenta de busca altamente inovadora. Hoje, além do trabalho realizado em sua sede, em Salvador-BA, o projeto conta com núcleo de pesquisa em Feira de Santana-BA, através de parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, e está iniciando um núcleo de pesquisa em Belo Horizonte-MG, com doutorandos da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, pólo mundial em Recuperação da Informação.

“Esse incentivo da FINEP é muito importante para nós. Como empresa, nos permite ampliar nosso time de PD&I, algo extremamente necessário frente aos desafios tecnológicos que um projeto inovador enfrenta. Como Brasileiros, já que um projeto deste tipo tem potencial de elevar o nome do nosso país – nunca houve um buscador de alcance global genuinamente brasileiro. E ainda como Nordestinos e Baianos, porque nos ajuda a ampliar os recursos intelectuais do nosso Estado – a Bahia precisa ampliar sua vocação em projetos inovadores de tecnologia, prova disso é que, dos 13 projetos aprovados pela FINEP até agora, o GoshMe é a única empresa sediada neste Estado”, comenta Daniel Murta, fundador e CEO do projeto.

A empresa procura agora pesquisadores interessados em fazer parte do projeto. Algumas vagas já estão preenchidas e os projetos de subvenção serão submetidos imediatamente à FINEP para avaliação. “O grande desafio agora é encontrar mestres e doutores que se encaixem perfeitamente no nosso perfil. Além das qualificações e área de interesse serem comuns às do projeto, precisamos de pessoas com disposição e garra notáveis, e que se sintam muito atraídas por grandes desafios”, observa Rafael Costa, Co-fundador do projeto e responsável pela seleção dos interessados.

Se você é pesquisador, titulado como mestre ou doutor, em áreas de pesquisa comuns às do projeto, deseja saber mais sobre o projeto, ou candidatar-se ao time, entre em contato com o GoshMe através do e-mail rafael@goshme.com.