segunda-feira, abril 09, 2007

[P&D] Equipe Baiana se Classifica para o ROBOCUP 2007

Fonte: ACSO

Parabéns ao professor Marco Simões e toda a equipe baiana participante!
Eles estão necessitando de patrocínio. Vamos ajudar!
-------------------------------------

A Seleção Brasileira de Robótica conquistou a classificação para o Mundial de 2007 em todas as nove categorias que disputou, sendo duas categorias RoboCup Junior (para alunos do ensino médio e fundamental) e quatro Sênior (para alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores).

Entre essas categorias estão a Humanoid Soccer League, a categoria mais nobre da RoboCup em que robôs antropomórficos (com cabeça, tronco e membros que lembram a forma humana) disputam partidas de futebol em duplas, cobram pênaltis e cumprem desafios técnicos como trocar passes e driblar em oito contra o relógio.

Outra categoria em que o Brasil se destacou nas eliminatórias foi a Soccer Simulation Physical Visualization Sub-League, que ofereceu apenas 12 vagas para o mundial e três dessas vagas ficaram com o Brasil. Japão e Portugal conseguiram duas vagas e outras potências em robótica como Alemanha, Canadá, Irã, Reino Unido e Estados Unidos apenas uma vaga cada. Uma das três vagas brasileiras foi conseguida pelo grupo Bahia Robotics Team coordenado pelo Prof. Marco Simões da UNEB.

Também merece destaque a classificação brasileira para a categoria 2D Soccer Simulation, um das mais antigas categorias e, portanto, uma das mais difíceis para se obter qualificação. A última vez que o Brasil conseguiu disputar um mundial nesta categoria foi em 1998. Em 2007, o Brasil volta a disputar a categoria de Futebol Simulado 2D graças à classificação obtida pelo Bahia2D, time construído por estudantes da UNEB e FIB, sob a coordenação do professor Marco Simões. Em Atlanta, o time será denominado Brasil-2D pois estará a serviço da Seleção Brasileira de Robótica.

Mas conseguir a classificação para o Mundial foi apenas o primeiro desafio a ser vencido. A Seleção Brasileira de Robótica precisa agora de patrocínio para poder representar o Brasil no Mundial de Futebol de Robôs e Robôs de Resgate.

Os patrocinadores não estarão apenas patrocinando a Seleção Brasileira de Robótica, estarão também incentivando o desenvolvimento tecnológico do País e ajudando o Brasil a mostrar que tem tanta competência tecnológica quanto os países considerados desenvolvidos. Mais que técnica e habilidade, a Seleção Brasileira de Robótica demonstrou uma grande capacidade técnico-científica para ter o direito de estar entre os melhores do mundo.

Participaram das eliminatórias para o Mundial 2007, sob a Coordenação do Professor Jackson Matsuura do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Equipes de mais de dez instituições de ensino de todo o Brasil, tais como ITA, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Centro Universitário da Bahia (FIB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Centro Universitário da FEI (FEI), Externato Mater et Magistra de Salvador e Colégio Anchieta de Salvador.

Entre os classificados para o Mundial de 2007 e convocados para compor a Seleção Brasileira de Robótica de 2007 estão professores e alunos do ITA, da UNEB, da FIB, da UNESP, da FURG, da UFRN, do Externato Mater et Magistra e do Colégio Anchieta.

-----------
INTERESSADOS EM COLABORAR COM A SELEÇÃO BRASILEIRA DE ROBÓTICA PODEM ENTRAR EM CONTATO DIRETAMENTE COM O COORDENADOR DA SELEÇÃO, PROF. JACKSON MATSUURA POR E-MAIL jackson@ita.br OU jackson@itandroids.com OU POR TELEFONE (12) 3947.6937. CONTATO LOCAL: PROF. MARCO SIMÕES, COORDENADOR DO BAHIA ROBOTICS TEAM - GRUPO QUE REÚNE AS INSTITUIÇÕES BAIANAS QUE FAZEM PARTE DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE ROBÓTICA - POR E-MAIL msimoes@uneb.br OU marcosimoes@fib.br OU POR TELEFONE (71) 9977-4877.