quinta-feira, outubro 10, 2013

[Evento] ERAD-NE

Chamada de Participação na ERAD-NE - inscrições até o dia 17/10 gratuitas para alunos

Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação e organizada pelo GSORT, Grupo de Pesquisa do IFBA - Campus Salvador, e pela CoCADA, Rede Colaborativa de Computação de Alto Desempenho e Aplicações, um consórcio de grupos de pesquisa do Nordeste com atuação na área de Processamento de Alto Desempenho, ocorrerá no Campus Salvador em 21 e 22 de outubro deste ano a II Escola Regional de Alto Desempenho - Região Nordeste.

A primeira edição do evento, bianual, ocorreu em 2011, na UESC com a participação de cerca de 100 pesquisadores e alunos. O evento terá palestras, minicursos, apresentação de trabalhos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação e um fórum de discussão sobre a área de Computação de Alto Desempenho. 

A área de Computação de Alto Desempenho é extremamente importante para atividades de Pesquisa e Desenvolvimento em áreas críticas para o desenvolvimento tecnológico do País, como, por exemplo, Biotecnologia e Petróleo e Gás. Em especial, a Bahia terá em 2014 um Centro de Supercomputação para Inovação Industrial. Os minicursos e palestras serão ministrados por pesquisadores de diversas instituições, como SGI, Intel, UFAL, UESC, UFRGS e INRIA da França.

O evento é bastante interessante e será sediado em Salvador, no campus do IFBA no Barbalho. 

Com a confirmação dos patrocínios obtidos para a ERAD-NE (CAPES, Intel e SGI), conseguimos que os alunos inscritos até o dia 17/10 estejam isentos de pagamento (vagas limitadas), com acesso pleno aos cursos, palestras e apresentações. 

O sítio do evento com o link de inscrição é www.erad.ifba.edu.br.