quarta-feira, agosto 21, 2013

[Relato] Evento Brasil X-Force Roadshow IBM

Estive na última segunda-feira (19 de agosto de 2013) no evento patrocinado pela empresa eWave e intitulado Brasil IBM X-Force Roadshow.

Muito bem organizado e apresentado no auditório térreo do prédio principal do Parque Tecnológico da Bahia, o evento contou com a participação internacional do palestrante Michael Hamelin na palestra "Resultado do Estudo IBM X-Force de Análise de Riscos e Tendências", o qual foi bastante proveitosa como fonte de atualização na área de segurança da informação. Ficou bastante clara durante esta palestra, quais ameaças são as mais evidentes na atualidade e quão preocupante está a construção de sistemas ou soluções em linguagem Java, tendo em vista furos desta tecnologia. Ainda, foram apresentados tendências em tipos de ataques, monstrando algumas em franco declínio. Foi uma palestra bem humorada com valiosas observações feita pelo palestrante.

As demais palestras ("If IBM ran your Security Department" e "Inteligência em Segurança - Demonstração") realizadas por um conterrâneo daqui de Salvador, o Josué José Junior, se concentraram em soluções atualmente disponibilizadas pela IBM, principalmente appliances, que podem ser implementadas em qualquer infraestrutura que se queira proteger. Chamou a atenção, pelo menos para mim, da solução QRADAR que realiza uma correlação de logs, eventos, fluxos de rede, vulnerabilidades e inteligência de ameaças para barrar qualquer comportamento estranho na rede. Ainda foram apresentados soluções que interagem diretamente com o tráfego gerado por redes sociais e outras tradicionais na área de IPS.

Quanto ao público presente, vários conhecidos na área de segurança e profissionais do Governo do Estado. Esperava um pouco mais de público, talvez estudantil, visto que as palestras cumpriram bem o papel de fornecer um overview da área de segurança e soluções muito bacanas da IBM.

Para quem não pôde ir, compartilho aqui o link de agradecimento na participação do evento e que contempla o download as apresentações e páginas interessantes sobre o portifólio IBM.