sexta-feira, agosto 23, 2013

[Inovação] Um toque de genialidade e simplicidade

Muitas vezes enfrentei a seguinte situação de ansiedade: preso em um engarrafamento, esperando vagas em um estacionamento ou pretendendo avisar meus alunos sobre algum fato relevante, sempre dependia da secretaria de curso para que esta avisasse os alunos sobre o ocorrido. Nem sempre funcionava, visto que o aviso em si depende da disponibilidade de alguém para propagá-la. E se a pessoa estivesse ocupada ou esquecesse?

Pois bem, recentemente foi instalado um Digital Display no vidro da Coordenação de Informática do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFBA. Fruto de uma ideia desenvolvida pelo Professor Sandro Andrade, o objetivo deste display é exibir as atividades atuais e futuras em cada um dos 5 laboratórios de informática e exibir eventuais avisos dos professores.

Os avisos são enviados via Twitter pelos professores e o prazo para exibição no display é de no máximo 1 minuto. Então, qualquer novidade  sobre se o professor vem ou não, se ele vai se atrasar ou se a aula será em outro lugar, são agoras visualizadas no display sem a dependência de mais ninguém. Simples assim.

O sistema foi desenvolvimento em uma tarde usando QML e, segundo o Prof. Sandro, as contribuições são bem vindas. O seu fonte está disponível em http://www.gitorious.org/ifba/cpids .

Além de avisos via twitter, o display (de design muito elegante, por sinal), exibe também notícias colhidas via RSS - inclusive oriundas deste blog :-D

Os alunos aprovaram e os professores mais ainda. Afinal de contas, as ideias mais simples são sempre as mais geniais.