segunda-feira, março 28, 2011

[Palestra] Ciclo de atualização em informática - grupo CEManTIKA@UFBA

O Grupo CEManTIKA @ UFBA [1] convida para o seu I Ciclo de Atualização em Informática, que visa integrar academia e indústria com palestras e minicursos relacionados a desenvolvimento de software para Web, dispositivos móveis e redes sociais, soluções inovadoras com RFID, Business Intelligence, mineração de dados, crowdsourcing (inteligência coletiva), internet das coisas, computação ubíqua e sistemas adaptativos. 

Para dar início a esse ciclo de palestras, convidamos Cleverson Sacramento do SERPRO, para falar de desenvolvimento Java para Web com o framework Demoiselle.

Ficha do evento:

O que: Conheça o Projeto Demoiselle
Quando: Sexta-feira, 01/04/2011, das 10h00 às 12h00
Onde: Sala 106 do CPD/UFBA


Resumo da palestra:

Você já ouviu falar no projeto Demoiselle do Governo Federal? Você diria com firmeza do que se trata? Esta palestra tem dois objetivos: dar uma visão geral do Demoiselle e demonstrar o funcionamento do framework na prática. Neste bate-papo você aprenderá as fronteiras do projeto, conhecerá as principais funcionalidades do framework e descobrirá como é fácil e rápido decolar com a versão 2. Uma pincelada na teoria e depois mão na massa!

Tags: framework, java, jee6, governo, software, opensource, programação, demoiselle

Cleverson Sacramento, ou ZyC, é mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Salvador (UNIFACS), MBA em Gestão de Sistemas de Sistemas de Informação pela Faculdade de Tecnologia Empresarial (FTE) e bacharel em Informática pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Trabalha na equipe da Coordenação Estratégica de Tecnologia do Serpro na regional Salvador. Faz parte do time de desenvolvedores dedicados ao projeto Demoiselle e é entusiasta da versão 2. É fundador do projeto opensource Rasea (http://rasea.org) e gosta de escrever sobre tecnologia e outras coisas no seu blog (http://cleversonsacramento.wordpress.com). É fã de uma boa pedalada e adora fazer um som com os amigos.


[1] O grupo CEManTIKA@UFBA é formado por pesquisadores e alunos da UFBA interessados em investigar a área de sistemas sensíveis ao contexto, em geral, e a aplicação de contexto a sistemas de transporte público inteligente. Mais informações sobre o grupo podem ser encontradas no site do grupo: