terça-feira, março 15, 2011

[P&D] UFBA e Petrobras estudam local de implantação no Parque Tecnológico.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) começa a definir a área física dentro do perímetro do Parque Tecnológico onde será construído o prédio do Centro de Tecnologia em Energia e Campos Maduros, projeto que tem a Petrobras como principal parceiro.

O projeto executivo fica pronto em seis meses. De acordo com o plano de trabalho, o prédio terá uma área total de 5.800 m2, com cinco andares para laboratórios, salas de reunião, salas de controle e análises, e equipamentos.

O centro terá quatro núcleos: Recuperação Especial de Petróleo, Ensaios Orgânicos e Inorgânicos, Núcleo de Metrologia (com a participação do Ibametro) e Núcleo de Simulação, além de passar a abrigar os  dois laboratórios de preparação de amostra petrofísica.

A equipe da UFBA fez uma visita técnica no último dia 1º ao Parque Tecnológico na Avenida Paralela como primeiro passo da execução do projeto. O grupo que vai tocar o projeto tem a participação de profissionais de que já têm projetos aprovados e patentes testadas na Bahia pela Petrobras, UFBA, Unifacs e Instituto Federal Tecnológico da Bahia (Ifba, antigo Cefet).

Fonte: Jornal da Ciência.