domingo, março 27, 2011

[Evento] Universidade realiza em Salvador maior evento de computação do Nordeste


Não será um sisples evento, mas O evento !
----

A UNEB realiza em Salvador – entre os dias 11 e 16 de abril – a XI Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe (Erbase), considerado o maior evento na área de computação do Nordeste.

A iniciativa, que será sediada no Campus I da universidade, no bairro do Cabula, está com inscrições abertas, pelo endereço www.erbase2011.uneb.br, até o primeiro dia do evento. Há também a opção de efetuar as inscrições presencialmente, durante as atividades. O investimento varia entre R$ 50 e R$ 90.

A Erbase vai abordar o tema computação para o futuro. A programação reúne palestras, minicursos, workshops, exposição de trabalhos e competição tecnológica, sobre assuntos como engenharia de software e agilidade na produção de programas.

"Entre os destaques da programação está a competição tecnológica Inova-base, realizada pela primeira vez nesta edição, que consiste em um concurso de ideias inovadoras na área de TI, premiando o vencedor com um netebook", destaca Leandro Coelho, coordenador-geral da Erbase 2011 e pesquisador do Acso, núcleo vinculado ao colegiado do curso de Sistemas de Informação, do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET).

Pesquisadores nacionais e estrangeiros vão participar das atividades, a exemplo do espanhol Emilio Luque, catedrático da Universidad Autónoma de Barcelona desde 1976, que possui entre seus temas de pesquisa arquitetura de computadores e sistemas paralelos, e o iraniano Vahid Mokhtari, PhD em engenharia da computação pela Qazvin Islamic Azad University, referência mundial em inteligência artificial e robótica.

Está prevista também a realização de ações já consolidadas em edições anteriores do evento, a exemplo da II Maratona de Programação (Progbase).

O objetivo da Erbase, além de reduzir a fronteira entre instituições de ensino e empresas, é promover o intercâmbio técnico-científico entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais dos três estados envolvidos.

A iniciativa foi criada em 2001 pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e é promovida com o apoio das 12 secretarias regionais da entidade no país.

Informações: colegiado de sistemas de informação/Campus I – tel. (71) 3117-2274.[