terça-feira, setembro 28, 2010

[Opinião] Eleição 2010

Prezados,


Por julgar a discussão política como fato importante para o desenvolvimento da área de TI em nosso país, gostaria de aproveitar o espaço para uma reflexão. Sintam-se livres para discordar de minha opinião. Felizmente, o espaço democrático que conquistamos nos permite exercer a palavra sem medo da repressão, paus-de-arara, choques elétricos, porretes e outros meios aterrorizantes utilizados no passado recente deste país. 


---


Os convido para a leitura de dois livros interessantes: 1808 e 1822. 


Se analisarmos o passado deste país, veremos que sempre fomos reféns de uma minoria, bem como políticas que os beneficiavam em detrimento da maioria da população. Há muito, nosso senso crítico vem sendo paulatinamente menosprezado. Falar na história, analisar os fatos por trás da notícia, se traduz para muitos como "coisas de comunista", "coisas do PT" e outras bobagens. 


Pois bem, a chave para o desenvolvimento de um país passa não somente pela educação, mas pela abrangência desta em todas as partes de um país. Temos que parar com este pensamento isolado de que tudo de bom está nas capitais. A nossa linha de ação deve transgredir as fronteiras da grandes cidades e invadir o interior de nossos estados. Por isto, aconselho sempre ler mais de uma fonte ao procurar se inteirar das notícias. Se guiarmos por uma única luz (sic), cairemos em armadilhas como as armadas pela revista Veja ao desmerecer nossa Universidade do Recôncavo. Para eles, uma universidade em pleno sertão (sic) é dinheiro jogado fora. Cospem aqui e aplaudem o que existe lá fora.

 

De certa forma,  não escondo que votarei em Dilma, não somente por ela, mas pelo projeto que está sendo construído neste país. Tenho um pensamento muito lógico, vocês sabem disto, e creio que existe início, meio e fim para as iniciativas do atual governo. 


Tenho ido muitas à UFBA, por conta do doutorado, e visitei recentemente a IFBA. Confesso que fico feliz ao ver as obras que estão sendo erguidas por estas instituições. Fico feliz também pelo ingresso de novos professores concursados. Lembro que isto tudo havia virado cinzas nos anos FHC. Foi muito difícil para mim ver a antiga Escola Técnica ser sucateada, mas sinto que o antigo orgulho vem sendo novamente construído com esta nova geração de iniciativas. Se quiserem compreender o porquê disto tudo, se puderem, dê uma lida nesta notícia envolvendo um debate com cientistas e estudantes no Rio Grande do Norte, o qual não contou com a participação do Serra (ele não foi).


Para aqueles que não concordarem comigo, o que acho salutar para o exercício da democracia, só gostaria que lessem outras fontes de informação, cruzassem o que se noticia, extraíssem a sua própria opinião. Agora, com a internet, isto fica mais fácil. Nomes como Paulo Henrique Amorim, Brizola Neto, Luís Carlos Nassif (jornalista brilhante), Carlos Azenha, Rodrigo Vianna, Paulo Fortes e tantos outros, são imprescendíveis para olharmos o outro lado das informações que são divulgadas pela "grande mídia". 


Há muito tempo neste país vem sendo disputado um jogo de poder. Na maioria das vezes, creio que em sua totalidade, o povo acaba sofrendo as mazelas provocadas por uma minoria. Parece até um discurso demagógico, não ? Pois é.... acreditem, o menosprezo pelo tema já é algo orquestrado há muito tempo. A impressão de que nada presta e nada se resolve é apenas um artifício de manobra daqueles que não querem perder o poder. Neste último mês, confesso, nunca vi tamanha repressão e ódio nos meios de comunicação. 

Por fim, lembrem-se de uma coisa, revolução é algo feito pelo povo. Somente pelo povo. Nunca por partido político ou "manisfesto" algum.


O conhecimento é o único fato que nos liberta das amarras desta vida.


Boa sorte no dia 03 de outubro. 


Votem com a razão.