quinta-feira, setembro 30, 2010

[Opinião] Debate de Idéias

Prezados,

Gostaria de compartilhar uma experiência recente que tive quanto ao debate de idéias. Recebi agora pela manhã um email de um aluno repassando um fato acerca de um dos candidatos à presidência. Visto que o email assemelhava-se a uma espécie de corrente, prontamente retruquei o assunto e, confesso, fui um pouco duro em meus argumentos. Não satisfeito em tentar reverter a notícia enviada, ainda julguei o ato do envio, condenando-o, de certa forma, por fazer isto sem investigar os fatos.

Pois bem, ele educadamente me respondeu e afirmou que não havia feito o envio de forma inconseqüente, porém motivado por idéias que procurou identificar antes de enviar. Logo depois, conversando via chat, esclarecemos melhor nossos pontos de vista e aprendi algumas lições importantes sobre o acontecido.

A primeira delas é que a verdade pela qual acreditamos não é maior, nem tampouco menor a das outras pessoas. Parece uma coisa óbvia, não é mesmo? Mas, você só entende quando vive uma situação a respeito.

Em um espaço democrático, devemos respeitar as opiniões, por mais adversas que elas sejam. Ao refletir sobre o ocorrido, vi o quanto acabamos sendo cegos, na informática por exemplo, ao defender piamente uma tecnologia A e B, achando-a melhor que outras e sem fazer, contanto, um julgamento amplo por intermédio do debate de idéias.  Ao sermos presunçosos (a palavra correta é esta) muitas vezes, caímos na armadilha de não permitir uma outra via de fatos para aquilo que não acreditamos. Sun Tzu diz no livro "A Arte da Guerra" de que não se deve deixar o inimigo acuado, deve-se sempre reservar uma saída. A sabedoria nestas palavras é que nossa opinião não deve ser unilateral, mas fruto de um consenso. Assim, parece lógico, mas esquecemos disto, para conquistar algo, deve se permitir antes a ouvir. Se a tecnologia A é melhor que a B, então procure aceitar a tecnologia A, mas dê espaço para que a B possa também ser utilizada. Se não for em sua empresa, que seja em outro lugar. Mas, não a anule, nem tampouco a menospreze. 

Assim, a segunda lição tem a ver com a última frase, nem tampouco a menospreze. A diversidade é algo necessário para a construção das idéias. Aprendi há poucas semanas no doutorado que em um experimento controlado devemos ter variáveis independentes para que se possa comprovar ou não a veracidade de nossas hipóteses. Se não houver diversidade, como poderemos afirmar nossas convicções?  Desta forma, é extremamente benéfico, falando novamente em informática, que existam tecnologias distintas. Como se diz naquela frase, "a unanimidade é burra", quanto mais opções, maiores as chances de testar nossas hipóteses.

Por fim, vejo com clareza agora, o quanto as idéias podem ser generalizadas para sua aplicação em outras áreas. Este talvez seja o pensamento cerne de nosso século, o qual, se totalmente compreendido, pode proporcionar experiências e oportunidades fantásticas. Tudo está conectado... em uma grande rede.