terça-feira, março 09, 2010

[Acadêmico] Lançamento do jogo Calangos, um jogo eletrônico para ensinar ecologia e evolução.

Pesquisadores da UFBA, UEFS e Mackenzie lançam no dia 22 de março de 2010, às 18horas, em evento especial do Café Científico Salvador o jogo eletrônico educacional Calangos. No mesmo dia será lançado documentário sobre o desenvolvimento do jogo, dirigido por Daniel Dourado e produzido por Cristiano Britto, para a Olho de Peixe Filmes.

Mais detalhes sobre o jogo podem ser encontrados em http://cafecientificossa.blogspot.com/ e no site do jogo
http://calangos.sourceforge.net/, no qual também se pode fazer o download do jogo. O desenvolvimento do jogo foi financiado pela FINEP e pela FAPESB. Seu desenvolvimento se estendeu por três anos de pesquisa, tendo sido coordenado pelos Profs. Charbel El-Hani (Instituto de Biologia, UFBA), Ângelo Loula (Depto. de Computação, UEFS) e Leandro Nunes de Castro (Mackenzie). O jogo simula o ambiente das Dunas do Médio São Francisco, no estado da Bahia, investigada por pesquisadores brasileiros, inclusive pesquisadores da UFBA, como o Prof. Pedro Luís Bernardo da Rocha (Instituto de Biologia, UFBA). Ele envolve uma série de recursos de computação gráfica, coordenados pelo Prof. Antônio Apolinário (Depto. de Computação, UEFS) e tem como base, em termos de aprendizagem, a teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel, graças à participação na equipe do Prof. José Luís de Paula Barros e Silva (Instituto de Química, UFBA). Estudantes de pós-graduação, como Yupanqui Muñoz (PPG em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS) e Marta Vargens (PPG em Ecologia e Biomonitoramento/UFBA) estiveram envolvidos em seu desenvolvimento, assim como estudantes de graduação da UFBA e da UEFS. A equipe completa pode ser encontra em  http://calangos.sourceforge.net/). Convidamos professores de ciências e biologia a fazerem download do jogo, testando-o e incorporando-o em sua prática pedagógica.

Café Científico Salvador especial.

22 de março de 2010 – 18:00
]

Lançamento do jogo Calangos, um jogo eletrônico para ensinar ecologia e evolução.


Angelo Loula e Antonio Apolinário (UEFS), Pedro Luís Bernardo da Rocha (UFBA), Leandro Nunes de Castro (Mackenzie), Charbel El-Hani (UFBA).


- Demonstração do jogo eletrônico Calangos.

- Exibição de documentário sobre o desenvolvimento do jogo Calangos, dirigido por Daniel Dourado e Produzido por Cristiano Britto, para a Olho de Peixe Filmes.

O Café Científico é um local em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável.


O evento é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição. O local é a LDM - Livraria Multicampi, na Rua Direita da Piedade, 20, Piedade. O Café Científico ocorre na segunda semana de cada mês, sempre às segundas-feiras, às 18:30 horas. O telefone da livraria é (71)2101-8000. Informações podem ser conseguidas também no telefone (71) 3283-6568.


Maiores informações sobre o café científico de Salvador podem ser encontradas em http://cafecientificossa.blogspot.com


Informações gerais sobre a iniciativa dos Cafés Científicos podem ser conseguidas no seguinte sítio: http://www.cafescientifique.org.