quarta-feira, janeiro 30, 2008

[P&D] Estilista Digital traz projeções em 3D

Software baiano de excelente qualidade.
--------------

O mundo fashion já pode iniciar a contagem regressiva para a chegada ao mercado do software Estilista Digital. Voltado exclusivamente para a etapa de criação de moda, a inovação tecnológica vai permitir que os estilistas utilizem uma linguagem mais próxima possível de seu processo de criação, que remete ao papel e caneta. A partir de uma interface de modelagem baseada em esboços (Sketch-Based Modeling) e de um tablet, o software fará a conversão do esboço bidimensional da roupa em um modelo tridimensional , na tela do computador. Desta forma, o estilista poderá interagir e modificar o modelo em um ambiente 3D.

A tecnologia inovadora está sendo desenvolvida pela empresa Speed Informática – integrante da Bahia Digital – Rede Empresarial de Tecnologia da Informação -, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), sob a coordenação do professor Antonio Lopes Apolinário Júnior. A previsão é que a primeira versão do Estilista Digital seja comercializada no primeiro semestre de 2009.

Além de permitir o projeto de roupas a partir de esboços e modelos 3D, o estilista também poderá analisar detalhes como o caimento do tecido sobre um modelo virtual. Para isso, modelos de simulação da física dos tipos de tecidos serão aplicados, dando ao estilista uma boa noção da viabilidade da sua idéia. “Em função do tipo do tecido, o sistema simula o comportamento real da vestimenta. É como se o estilista estivesse desenhando virtualmente o tecido e moldando a peça”, explica um dos sócios da Speed Informática, Luciano Pinto. O Estilista Digital está sendo desenvolvido a partir de recursos da ordem de R$ 180 mil, repassados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

A Speed diagnosticou a oportunidade e a necessidade do produto. A maior parte das fábricas de confecção são micro e pequenas empresas, que produzem mercadorias de baixo valor agregado. “Os empresários do ramo da confecção pouco utilizam designers para criar, devido aos custos e dificuldade de acesso. Assim, o software ampliará as possibilidades de criação e disseminação dos novos modelos, de modo automatizado e interativo, preservando a criatividade”, explica Luciano Pinto. Um estudo técnico, a partir de diagnóstico realizado pelo Sebrae-Bahia, confirmou a demanda de mercado. O estudo contou também com a Indústria do Vestuário de Feira de Santana e Salvador.

Mercado - Segundo estimativas do Sindvest, a cadeia têxtil baiana possui cerca de 1,1 mil indústrias. Deste universo, 90% seriam do ramo de confecção – com predominância do street wear e da moda praia. Dos estimados 16 mil postos de trabalho diretos, mais de 50% são ocupados por costureiras e auxiliares de costura. Nem todas as empresas contratam estilistas – muito em função da média salarial, que é superior à das costureiras. Além da licença de uso individual, a Speed prevê que as associações de classe também poderão alugar o sistema para beneficiar a coletividade.

Sobre a Speed Informática

A Speed Informática foi fundada em 1992, em Feira de Santana, município distante cerca de 120Km de Salvador. A empresa tem como objetivo trabalhar com tecnologias inovadoras. Integrante da Bahia Digital – Rede Empresarial de Tecnologia da Informação, a Speed Informática possui 25 colaboradores. Para a cadeia têxtil, a Speed Informática também pretende desenvolver um software de controle de custos que vai permitir o acompanhamento de variáveis como produção, insumos, cálculo de horas trabalhadas, dentre outras variáveis que incidem sobre o custo final da mercadoria.

2 Comments:

At 2:00 PM, Anonymous Anônimo said...

adoooooooooooooooro moda assim como voce... ass: sah

 
At 2:00 PM, Anonymous Anônimo said...

adorei ass: sah

 

Postar um comentário

<< Home