terça-feira, janeiro 22, 2008

[P&D] BRASIL-VAI-SEDIAR-EVENTO-MUNDIAL-DE-INFORMÁTICA

FONTE: UNIVERSIA

Quem puder ir, eu recomendo.

--------------------------------------------------------------------------------

Pela primeira vez em 11 anos, um país fora da Europa vai sediar o Campus Party. Trata-se de um evento internacional, que reúne internautas de todo o mundo, em busca de novidades, amizades e conhecimento no mundo da Tecnologia da Informação. Dessa vez, o país escolhido foi o Brasil. De 11 a 17 de fevereiro, a bienal do Ibirapuera em São Paulo vai se transformar num acampamento virtual. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através deste endereço.


Durante os sete dias do evento, os participantes literalmente acamparão na Bienal com seus computadores. Então, haverá palestras, lançamentos, e várias apresentações sobre a área de Tecnologia da Informação. São aguardados pelo menos 3 mil participantes para o acampamento de sete dias e 30 mil pessoas na área aberta da exposição. Também haverá um local para que qualquer pessoa possa utilizar a internet. Em conjunto com a Prefeitura de São Paulo, o Campus Party vai disponibilizar computadores para quem ainda não tem acesso à internet.


A escolha do Brasil para sediar esse evento se deve aos expressivos números do nosso país na comunidade virtual, como diz o diretor-geral do Campus Party Brasil, Marcelo Branco. "Muitas pessoas se surpreenderam com a escolha do Brasil como sede desse evento. Na verdade, só alguns brasileiros é que se surpreenderam. Para a comunidade virtual, isso é natural, até porque, somos 50 milhões de internautas, mesmo com a grande exclusão digital existente por aqui", explica ele.
Além do grande número de internautas, o brasileiro é recordista no número de horas na internet (22 h/mês) e deixa para trás nesse quesito países mais desenvolvidos como Estados Unidos, Japão, Inglaterra e outros. Para Branco, esse fator pode ser explicado pela cultura do povo brasileiro. "Em redes sociais, como Orkut, MSN e afins, os brasileiros são sempre maioria até pelo jeito do nosso povo, que é mais irreverente, gosta de conversar, é mais descontraído. Isso chama a atenção de todo o mundo e é muito positivo para o Brasil", analisa Branco.


Outro dado importante revelado por Branco é o número de brasileiros com blogs. Segundo ele, 13,5% dos internautas brasileiros possuem o seu "diário virtual". Se você quiser mais informações sobre o evento, pode acessar também o blog oficial do Campus Party 2008, através do endereço eletrônico http://www.campus-party.com.br/blogoficial/.


Para os participantes do "camping", além da troca de conhecimento com os outros acampados, haverá quadras para prática de esportes, jogos de salão, cinema, vídeoclube, música, shows com DJs e VJs, paintball, livraria e lojas. As inovações das empresas do setor em entretenimento digital estarão à disposição dos participantes. O evento é dirigido a estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e quem mais quiser conhecer e interagir no universo das novidades da informática.