segunda-feira, maio 21, 2012

[Facebook] O Fenômeno TI na Bahia no Facebook

Tem certas coisas que você só acredita quando acontece contigo. Muito se fala sobre marketing viral, audiência na internet, crescimento vertiginoso de acessos, paradas de sucesso no twitter, mas nada se compara a viver uma experiência prática sobre o assunto.

Alguns podem imaginar que a criação do grupo TI na Bahia no Facebook foi algo natural, pensado ou planejado. Na verdade, foi obra da necessidade e acaso.

Até então, eu não havia planejado a criação de um grupo que representasse este blog no Facebook porque simplesmente isto não passava pela minha cabeça. Para mim, o Facebook era uma excelente ferramenta para discussão, porém não tinha atinado para seu poder de concentrar multidões em prol de um assunto específico. Assim, ao procurar uma forma de divulgar um curso ministrado por meu irmão, Grimaldo Oliveira, na empresa IQuali esbarrei em algumas dificuldades que me fizeram criar o TI na Bahia Facebook. A principal delas foi a tentativa de divulgação do curso em um grupo de grande audiência local. Eu havia solicitado um convite há algumas semanas atrás, porém sem êxito algum. Nesta oportunidade frustada eu resolvi divulgar o curso em alguns canais do Linkedin. Uma delas, o próprio grupo TI na Bahia nesta ferramenta. Quando terminei de postar, me ocorreu o insight de que não havia canal semelhante criado no Facebook. Resolvi então criar o grupo.

A criação se deu na quinta-feira passada (17 de maio) às 16 horas. Resolvi convidar algumas pessoas para o grupo e pronto. Fiquei de dar um tempo para ver a repercussão junto ao público fiel que frequenta este blog.  

À noite, tomo o primeiro susto: Mais de mil pessoas haviam se inscrito. Na mesma noite, os números se tornam vertiginosos. Fui dormir com quase 3.000 pessoas inscritas. Estes números continuaram a crescer em um ritmo rápido e chegamos a 8.000 pessoas inscritas em apenas 4 dias.

Para mim, que vivi passo a passo a chegada da multidão, a sensação era de construção de uma grande cidade. Sabe quando você resolver fazer uma obra, imagina algumas pessoas ajudando e quando menos espera se depara com um exército em sua porta. É por aí. :-)

Quando criei o blog TI na Bahia em 2006, havia um conjunto de ideais que já compartilhava em sala de aula com meus alunos e que revigorou-se com o TI na Bahia Facebook.

Como se diz, Deus escreve certo por linhas tortas. As linhas tortas que me fizeram criar o grupo me mostraram uma nova motivação de prosseguir divulgando conhecimento. Fazer, sobretudo, o que gosto: Compartilhar ideias.

Agradeço ao grupo que ainda não atendeu meu convite por ter sido a fonte deste insight tão precioso. Com certeza, as boas ideias nascem de fatos simples e eu vivi isto. Até mais e vamos nos divertir compartilhando ideias aqui e no Facebook.

TI na Bahia Facebook - As Ideias Geniais de TI na Bahia se encontram aqui.

1 Comments:

At 8:11 PM, Anonymous Anônimo said...

Em princicpio, parabenizo pelo exito dos 8000 no grupo de forma
tão rápida.

Entretanto, segue algumas questões:
1 - Para onde irão opinioes de 8 mil pessoas? Mais válido pouca gente com muita iniciativa.
Do grupo já saiu alguma realização
concreta?
2 - Qual o objetivo principal do grupo? Discutir ideias sobre TI é vago e sem fundamento.
3 - Faço parte do grupo e o que vi até agora foi informação de todos os tipos, de forma desordenada. Muita coisa util, mas muita baboseira. Seria válida a moderação.

O proposito é gerar criticas construtivas que venham a contribuir com o grupo.

 

Postar um comentário

<< Home