segunda-feira, abril 23, 2012

[Acadêmico] Reino Unido oferecerá 12 mil vagas a estudantes brasileiros

Fonte: Info

Será que teremos que nos mudar para Recife? Espero que não....

Tirando a ironia de lado, nesta semana fiz uma apresentação para a calourada da UNEB e recuperei uma antiga apresentação minha que falava sobre o aspecto de TI em nossa terra. Mantive um dos slides que dizia sobre a inauguração do parque tecnológico em 2009 (?). Lembro que à época, anunciei a expectativa do Parque como uma das melhores coisas que aconteceu nesta terra nos últimos anos... hoje, confesso que não sei ao certo o que dizer.... Mas, uma coisa é certa.. O novo estádio da Fonte Nova sai, com certeza !!!!!!

------------------------

São Paulo - O Reino Unido enviou ao Brasil, esta semana, um de seus ministros mais importantes para tentar conseguir contratos de TI no país e prometeu parcerias no setor de TI e vagas para brasileiros em universidades inglesas.

Francis Maude, ministro do gabinete de David Cameron (cargo equivalente ao ministério da Casa Civil no Brasil), participou de encontros com empresários brasileiros e representantes do setor público.  De acordo com o próprio Maude, o Brasil deve receber um boom de investimentos dos setores público e privado ao longo dos próximos anos, em função da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Com a Europa em crise, Maude tenta articular contatos para as empresas de TI inglesas junto às companhias brasileiras. Durante visita a São Paulo, o ministro disse a INFO que o Brasil terá que ampliar fortemente sua infraestrutura de TI nos próximos anos.

O ministro esteve também na última segunda-feira (16) no parque tecnológico Porto Digital, em Recife, onde assinou acordo que possibilitará a troca de experiências entre equipes de TI do porto pernambucano e polos digitais ingleses.

Maude também reuniu-se com representantes do Ministério da Ciência para discutir parcerias com o projeto "Ciência sem Fronteiras", que financia bolsas de estudo para brasileiros que buscam intercâmbio, pós-graduação e doutorado no exterior.

"As universidades britânicas oferecerão 12 mil vagas aos estudantes brasileiros nos próximos quatro anos. Ainda em 2012, a quantidade de vagas abertas para brasileiros é de 1.200 matrículas", disse. Maude afirmou que o programa pode ser muito positivo para o Brasil, uma vez que o país enfrenta dificuldades para qualificar sua mão de obra, especialmente no aquecido setor de TI.

Maude também discutiu, em São Paulo, o projeto Open Governament, que visa usar ferramentas de TI para tornar públicos e acessíveis online dados de arrecadação e gastos dos governos.  Maude prometeu compartilhar com órgãos públicos brasileiros as melhores práticas de Open Governament já adotadas no Reino Unido. "O maior beneficiado neste acordo entre Brasil e Reino Unido será o cidadão", disse.