quinta-feira, maio 05, 2011

[Evento] Evento "Seja Empreendedor 2011" [1 Anexo]

 O evento Seja Empreendedor foi idealizado pela INOVAPoli  (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Escola  Politécnica - UFBA) como forma de difundir uma cultura de empreendedorismo e inovação no meio acadêmico, assim como estímulo à criação de empresas para incubação. O evento tem um curso financiado pela FAPESB, como parte do edital de Educação para o Empreendedorismo.

As inscrições para o processo seletivo, do referido curso, ocorrerão entre os dias 27/04 a 05/05 de 2011, pois há apenas 50 vagas disponíveis.  É fundamental as respostas do formulário de inscrição, pois a seleção será baseada neste formulário obedecendo à seguinte ordem:

-Nível do curso em andamento
-Semestre
-Estudantes da Escola Politécnica
-Interesse na participação

A lista com os nomes dos contemplados será divulgada no site www.sejaempreendedor.ufba.br até dia 08-05-2011.
O curso é gratuito e os contemplados deverão participar dos dois módulos para concluir o mesmo.  A complementação será realizada em outras atividades presenciais (datas a serem divulgadas) e atividades à distância com os instrutores. A previsão de término é novembro de 2011.

Módulo 1 Empreendedorismo Tecnológico
Ementa: Contextualização e diferenciação do empreendedorismo tecnológico nas universidades, institutos de pesquisa e suas especificidades. Identificação e exploração de oportunidades de negócios tecnológicos. Concepção e desenvolvimento da experiência de pré incubação da Inova Unicamp: estratégias, ações e perspectivas;
Objetivo: Apresentar aos participantes, de modo introdutório, as concepções e práticas de pré incubação de projetos, no contexto do empreendedorismo tecnológico destacando vantagens e limites da integração das atividades de pré incubação;
Carga horária: 34h;
Estudantes no módulo de Formação Empreendedora: Neste módulo o estudante deve ser instigado a agir de forma pró-ativa, o que espera-se ser o despertar para a atitude empreendedora em sua formação profissional. Está previsto um conjunto substancial de atividades que estarão sendo trabalhadas de maneira a contemplar tópicos relacionados ao empreendedorismo.


Módulo 2 - Desenvolvimento de Negócios
Ementa: Estudos Mercadológicos; Elaboração de Planos de Negócio; Planejamento Estratégico; Marketing e Comunicação; Coaching; Análise e Redesenho de Processos; Desenvolvimento de Modelos de Negócios; Design de Produtos e Serviços. Noções sobre o funcionamento do capital empreendedor: fontes de financiamento públicas, indústria de fundos privados de investimento no Brasil, exigências dos investidores, papel do plano de negócios;
Objetivos: Capacitar os alunos em um conjunto de ferramentas voltadas para acelerar o processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços, minimizar os riscos inerentes a cada projeto, agregando experiência, relacionamentos e instrumentos indispensáveis à geração das riquezas e dos resultados esperados.


Andre Paraense: Biografia
   André Luis Ogando Paraense é natural de Salvador-BA. Possui graduação em Engenharia de Computação e Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisador acadêmico, atuando como candidato a Doutor em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, na área de sistemas inteligentes, e empreendedor, sendo um dos fundadores da MobWise, empresa nascente que atua na gestão da mobilidade urbana de grandes cidades e situada no pólo de tecnologia de Campinas-SP. É Vice-Presidente da Associação Campinas Startups, uma sociedade civil sem fins lucrativos que representa empresas nascentes de base tecnológica da Região Metropolitana de Campinas, que realiza ações com o objetivo de acelerar o crescimento das empresas nascentes.