[P&D] Startup baiana entre as quatro melhores da américa latina
Excelent notícia.
----
O projeto ZAPCARE, startup incubada na INOVAPOLI/UFBA composta pelos empreendedores André Santanchè, Jacques Chicourel e Mariana Kurzatkowski, ficou entre os quatros melhores projetos no 8o FGV Latin Moot Corp 2008, promovido pela FGV e Universidade de Austin no Texas, EUA. Além desta colocação a startup baiana ganhou o prêmio de melhor apresentação da competição. O presente evento é a etapa latino americana da competição MOOT CORP realizada pela Universidade de Austin no Texas,EUA cujo objetivo é apoiar e promover o empreendedorismo no mundo através da análise e premiação de planos de negócios inovadores e que tragam uma proposta real de benefícios à sociedade.
Entre os dias 4 a 7 de março, o projeto passou por 4 bancas de avaliação, em um total de 14 juízes. As bancas foram compostas por capitalistas de risco (Votorantim Novos Negócios, GC Capital, DGF Investimentos, Monashee Capital entre outros), instituições de fomento (Endeavor, Pequenas Empresas Grandes Negócios e Sebrae), empreendedores (Direct Talk, Grupo Quack, SixPix entre outros) e pesquisadores do GVCepe - Centro de Estudos de Venture Capital e Private Equity, referência nacional de pesquisa em capital de risco no país. Além da qualidade da banca julgadora, todos os participantes submeteram seus planos na lingua inglesa. Durante as apresentações o idioma obrigatório também era o inglês bem como as perguntas e feedback da banca de avaliação.
Este ano, o concurso contou com a participação de renomadas escolas de Administração de Empresas de países de língua latina, entre elas a FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas), IBMEC São Paulo, UFC (Universidade Federal do Ceará), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), PUC-São Paulo (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Escuela de Direccion y Negócios de La Universidad Austral (Argentina) e Harvard/INCAE Business School (Costa Rica), sendo esta última o melhor MBA da América Latina segundo Financial Times.
O ZAPCARE é um portal de busca vertical em saúde que congrega médicos, pacientes, comunidade acadêmica e a indústria de healthcare. A sua missão é oferecer, da maneira mais simples e fácil, o melhor especialista para o problema de um paciente. Apesar de novo (com apenas 6 meses) o projeto já acumula conquistas importantes além do Latin Moot, onde no ano passado conquistou a 5a colocação no GV-Intel Venture Capital e Entrepreneurship Challenge realizado em outubro na própria FGV, na frente de instituições renomadas nacionalmente como UFPE, UNICAMP, USP, FGV dentre outras. Para a equipe, participações em eventos como estes trazem benefícios concretos que contribuem de forma considerável para a startup. "Estar competindo e apresentando o projeto para a nata do empreendedorismo tecnológico e de capital de risco do país apenas fortalece a idéia, eliminando os seus pontos fracos e tornando o projeto mais sedutor para investimentos privados (seed money ou angel investors)." Do ponto de vista acadêmico, André Santanchè, membro do ZAPCARE, afirma que iniciativas como essa da Fundação Getúlio Vargas são as únicas oportunidades que as empresas embrionárias - aquelas que estão apenas no papel - têm para se promover. "Precisamos desse espaço para conseguir fazer com que a semente plantada na academia resulte em bons frutos no mercado", afirma ele. Já para Mariana Kurzatkowski, poder ampliar o networking e utilizar o evento como uma vitrine de negócios representam ganhos fundamentais para a startup. " Fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que nos procuraram e demonstraram interesse no projeto após as apresentações. Isto além de aumentar o nosso track record demonstra que estamos no caminho certo.", comenta Mariana que está pela segunda vez participando de uma competição de empreendedorismo na FGV em menos de 6 meses.