quarta-feira, agosto 15, 2007

[Mercado] Empresas procuram trainees de TI

Fonte: Wnews

Notícia quente enviada por Ivan.
---------------
Começou a caça de novos talentos para os programas de trainee 2008. Várias organizações nacionais e multinacionais estão com inscrições abertas para seleção de recém-formados de diversos cursos de graduação, incluindo os de Tecnologia da Informação. Entre as que estão investindo nestes novos profissionais estão Coca-Coca, Ambev, Whirlpool, Elektro, Cargil e HSBC. Os interessados em concorrer a uma dessas vagas devem ficar atentos, já que os processos de seleção têm prazos finais entre agosto e setembro.

Os programas anuais de trainee são direcionados a jovens que já terminaram a faculdade. Geralmente, as empresas exigem que eles tenham concluído a graduação há, no máximo, três anos. Portanto, esse treinamento é diferente dos programas de estágio, que recrutam futuros talentos que ainda estão cursando a graduação.

O modelo de contratação do trainee também é diferente. Ele segue o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), ou seja, tem registro em carteira de trabalho. Já o treinamento de estudante acompanha a Lei do Estágio, que não cria vínculo empregatício e o salário é uma bolsa-auxílio. "A idéia da aplicação dos programas de trainee foi importada dos Estados por multinacionais que operam no Brasil", explica Eduardo de Oliveira, superintendente de operações do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola). O especialista observa que hoje muitas brasileiras seguem o modelo, oferecendo treinamento de um a dois anos para preparar profissionais para cargos de supervisores e chefia.
Ganhos para empresas
A grande vantagem para as empresas que investem em treinamento de recém-formados é que, ao final do programa, elas têm um profissional preparado para assumir cargos de média gerência, afirma Oliveira. “As chances de esses profissionais darem certo são muito maiores que os selecionados no mercado. Após um ano, eles estão treinados de acordo com a cultura da companhia.”

Os ganhos para os profissionais que passam por esses programas, segundo o executivo, é a oportunidade de eles ficarem um ano aprendendo. É claro que nesse período os talentos também produzem e dão retorno para a companhia.
Requisitos para trainee
Além da conclusão do curso superior, domínio em línguas é essencial para os que pretendem participar dos programas de trainee. Além do inglês, as companhias estão exigindo outros idiomas, como o espanhol. Habilidade para trabalho em equipe e espírito de empreendedorismo são outras competências que contam ponto.
Oliveira explica que os profissionais empreendedores são bastante valorizados nas companhias. Segundo ele, talentos com essas características estão sempre buscando soluções para os problemas da empresa, agindo como empresários. Além desses requisitos, o especialista orienta os futuros trainees a se manterem sempre atualizados. Eles nunca devem parar de estudar.
Confira abaixo as corporações que estão com inscrições abertas para programas de trainee 2008:
- Coca-Cola Brasil. Seu programa “Sede de Futuro”, com duração de dois anos, está com inscrições abertas até 16 de setembro para contratação de dez trainees que concluíram curso superior há no máximo três anos. Na área de TI serão recrutados graduados em Ciências da Computação e Informática. A seleção dos candidatos será conduzida pela Cia. de Talentos e as informações estão no site www.ciadetalentos.com.br.
- Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) é detentora das marcas Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Guaraná Antarctica. Na área de TI, serão selecionados recém-formados dos cursos: Processamento de Dados, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas e Ciências da Computação. Inscrições vão até 31 de agosto e podem ser feitas pelo site www.ambev.com.br - ALL (América Latina Logística). As vagas são direcionadas a graduados e pós-graduados formados entre dezembro de 2005 e dezembro 2007. Os trainees poderão atuar em diversas áreas e em tecnologia da informação. Inscrições vão até 7 de setembro pelo site www.alltrainee.com
- Whirlpool (fabricante dos eletrodomésticos Brastemp e Consul e dos compressores Embraco). Seleciona trainees de TI para unidade de eletrodomésticos e para a Embraco.Inscrições vão até 9 de setembro pelo sites: www.whirlpool; www.whirlpool.com.br; www.brastemp.com.br, www.consul.com.br e www.embraco.com.br.
- Elektro – distribuidora de energia de São Paulo e Mato Grosso de Sul. Seu programa “Mais Energia” oferece 29 vagas para trainees. As áreas de TI são: Análise de Sistemas, Sistema da Informação e Ciências da Computação. Inscrições vão até 3 de setembro pelo site www.elektro.com.br
- Unilever - Oferece 25 vagas, entre as quais para profissionais de TI e áreas correlatas. Inscrições vão até 20 de agosto pelo site www.unilever.com.br
- HSBC - Oferece 26 vagas. Seleciona profissionais de TI e áreas correlatas. Inscrições vão até 1º de setembro pelo site do programa de trainee.
- Light - As inscrições podem ser feitas pelo site www.light.com.br e também durante a Mostra PUC-Rio, que acontece entre os dias 21 e 24 de agosto. Em TI, serão recrutados profissionais de Ciências da Computação.
- ABN Amro Real - Vai selecionar trainee para diversas áreas, entre as quais para internet banking e serviços eletrônicos. Inscrições vão até 2 de setembro pelo site programa de trainee.
- BRQ - Oferece 120 vagas para trainees. As ofertas estão disponíveis para programadores, arquitetos, administradores de dados, analistas de testes, consultores e analistas de sistemas Mais informações pelo site www.brq.com ou pelos telefones (11) 2126-7000, (21) 3211-9800, (19) 3809-3000 e (41) 3330-1300.