sexta-feira, agosto 10, 2007

[Mercado] Bahia quer atrair grandes de TI para o TecnoVia

Leiam! Vale a pena!
--------------------------
Uma comissão do governo da Bahia esteve ontem em São Paulo conversando com empresários da Associação Brasileira das Empresas de Softwares e Serviços para Exportação (Brasscom) e do Instituto Brasil para Convergência Digital (IBCD), com o objetivo de informar os benefícios do estados para empresas de TI na qualificação de recursos humanos, apoio à inovação tecnológica e implantação de um parque tecnológico em Salvador.

A construção do TecnoVia _ nome do parque tecnológico de Salvador _ será iniciada ainda este ano. A empreitada é uma parceria entre o Governo da Bahia, o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), e a Prefeitura Municipal de Salvador. O parque também abrigará empresas de biotecnologia e de energias limpas. Sua implantação será realizada por fases, em um projeto de longo prazo.

Para atrair grandes empresas de TI, a prefeitura de Salvador dará incentivos fiscais (redução de IPTU e ISS) e o governo do estado administratá um programa que destina R$ 15 milhões para apoiar ações de inovação tecnológica. O MCT também já se comprometeu com a liberação de R$ 29 milhões. A idéia do parque é também ser um ambiente aberto à população, com a inserção de espaços de popularização da ciência e de integração com a comunidade.
________________________________________
A Bahia também manda bem em TI
A Bahia possui índices crescentes em cursos de TI. São 57 cursos de graduação na área e um doutorado multi-institucional, iniciado este ano envolvendo as universidades Federal da Bahia (UFBA), Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Salvador (Unifacs).

No ensino médio, começa agora em setembro uma primeira turma em TI com 100 alunos de escolas públicas. A meta do Governo é capacitar 20 mil pessoas em quatro anos.
O governo Bahiano pretende fomentar também a criação de pólos de TI no interior do estado. De acordo com o secretário de CT&I, ainda este ano, dois destes pólos começam a ser instalados.