terça-feira, julho 10, 2007

[Evento] Wireless no governo

FONTE: B2B MAGAZINE

Interessante o número de eventos ligados à Governo e TI que vêm acontecendo na Bahia. Seria o clima ou a coisa realmente vem despertando atenção para o cenário baiano? Qual dos dois você acha que seria o melhor incentivo?
--------------------------------

O uso da Tecnologia da Informação (TI) pelo governo deve contribuir, entre outras coisas, para o melhor funcionamento das organizações governamentais e para o melhor atendimento ao cidadão. Para discutir os principais projetos e investimentos do governo na área de TI este ano, o Instituto Sem Fronteiras (ISF), organiza entre os dias 19 e 23 de setembro, na Bahia, O CIO GOV 2007.

Entre todas as tecnologias, as soluções wireless devem se destacar este ano. Atualmente nota-se o aumento crescente de projetos de infovias municipais e estaduais e programas de inclusão digital. Ao unirem rapidez de implantação e baixo custo, as soluções sem fio aparecem como ótimas alternativas para estes projetos. “As organizações governamentais estão analisando sistemas de comunicação que permitam mobilidade a um custo de telefonia fixa e soluções de tecnologias de convergência digital que permitam alto grau de segurança”, diz o diretor geral do ISF, Luiz Matzenbacher. Para ele, o grande desafio será a limitação orçamentária.

“Haverá investimentos iniciais em soluções wireless nas escolas, fundações e agências federais, mas estas instituições enfrentam problemas com falta de recursos dentro da área de TI e estão com dificuldades em prover serviços de qualidade para demandas crescentes como o acesso à banda larga”, observa.

Quais seriam as opções nestes casos? Como estes projetos podem tomar forma? Com quais tecnologias? Em quanto tempo? Com quais benefícios e resultados? Estas e outras muitas questões devem ser discutidas durante o evento do ISF. “Queremos levantar indagações e mostrar soluções possíveis que ajudem os CIOs do setor governamental a desenvolverem projetos sólidos e efetivos”, diz Matzenbacher.

Ao unirem os executivos de TI do governo com fornecedores de tecnologia com grande know-how, o CIO GOV torna-se o ambiente ideal para a troca de experiências e atualização sobre as novas tecnologias. Entre as empresas patrocinadoras do evento, a WNI do Brasil vai discutir as ações que podem ser feitas com as soluções sem fio. A companhia no Brasil tem diversos casos de clientes com projetos de integração de redes, com soluções avançadas wireless flexíveis (Wifi / WiMesh) e também de rádio ponto a ponto e ponto-multiponto para aplicações de voz, dados e vídeo.