segunda-feira, novembro 22, 2010

[Mercado] SOFTWELL GANHA PREMIO FINEP 2010 EM DUAS CATEGORIAS

Parabéns à Softwell por esta conquista. 
-----
Softwell  vence prêmios Finep 2010

 

Depois de ganhar o reconhecimento nacional de diversas instituições como uma das empresas mais inovadoras do Brasil, a baiana Softwell Solutions abocanhou, duas categorias do Prêmio Finep 2010 de Inovação, realizado na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), confirmando também, segundo dirigentes da financiadora de projetos, a condição de empresa mais inovadora do Nordeste, entre 160 empresas e instituições que disputaram a premiação.

A Softwell conquistou o primeiro lugar do Prêmio Finep 2010 em duas categorias: "Pequena Empresa mais Inovadora", pela elevada dose de inovação embarcada nas soluções que desenvolve em todo país e "Gestão da Inovação", pelo trabalho de estruturação do seu processo inovativo. A Softwell, cujo core business é a própria inovação, aposta na idéia da simplificação tecnológica, onde a tecnologia embutida nos softwares precisa ser mais acessível e aberta sendo capaz de economizar tempo e reduzir custos para os usuários.

Como empresa fornecedora de tecnologias de desenvolvimento para a indústria de software, a Softwell tem como principal produto, o Maker, uma plataforma de desenvolvimento integrado que simplifica o processo de produção de software. O produto utiliza uma metodologia de desenvolvimento única até então, sem códigos e totalmente visual, possibilitando a rápida construção de sistemas corporativos para a web, ampliando a produtividade e reduzindo significativamente os custos.

Para o presidente da empresa, Wellington Freire, a premiação da Softwell significa o reconhecimento da Bahia como um novo pólo de inovação no Brasil. "A Softwell  está mostrando ao Brasil que na Bahia não se faz bem apenas acarajé e carnaval, como dizem os preconceituosos. Mas que aqui se gesta também a inovação tecnológica de alto nível que o Nordeste e o pais como um todo precisam, como elemento fundamental para a competitividade nacional. Isto é algo recente que o Brasil ganhou de 10 anos para cá e que a Finep, como financiadora de projetos, está mostrando por suas premiações. Neste sentido, eventos como este, centrados em casos de sucesso como o nosso, são importantíssimos pois facilitam a sensibilização de novas empresas e até de estados e regiões inteiras para a inovação".

De acordo com Freire, a inovação passou a ser,  em todo o mundo, não apenas um incremento fundamental ao desenvolvimento tecnológico industrial, mas um imperativo da economia moderna. "O desenvolvimento industrial, em qualquer lugar, requer cada vez mais a ampliação da capacidade inovadora das empresas. No caso da Bahia e da região Nordeste, requer a efetivação de um sistema estadual  e regional articulado de inovação que possa ajudar a alavancar a nossa economia como um todo" .

Para o empresário, o estabelecimento de políticas de incentivo à inovação como vem fazendo a Finep com a criação de mecanismos de financiamentos e de subvenções de recorte regional, é fundamental para a continuidade do desenvolvimento tecnológico do Nordeste.  Ele defende uma maior aproximação das empresas com as universidades e instituições de pesquisa na região, além de maior apoio dos governos estaduais. "É preciso promover ações estruturantes através das federações das indústrias e dos governos estaduais, para que possamos criar um traço de união mais efetivo entre as empresas e as instituições de ensino e pesquisa no Nordeste", diz, lembrando que a Softwell já tem acordos neste sentido com algumas instituições do Sul do país.

 O PRÊMIO – A premiação é dividida em duas etapas. Em um primeiro momento, a FINEP seleciona os mais inovadores nas cinco regiões do País. Os primeiros colocados de cada região irão concorrer, na próxima semana, ao Prêmio Nacional, que determina então o melhor do Brasil em cada segmento. Como nas edições anteriores, o prêmio nacional é concedido durante cerimônia em Brasília, com a presença do presidente da república.

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia que tem como missão a promoção do desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à  Inovação tecnológica em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. A empresa atua em toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do país.

1 Comments:

At 4:55 PM, Blogger Piomonte said...

Parabéns à Softwell.
São ações como essa que certificam o potencial do NE.

Sucesso.
Cláudio Piomonte
Diretor Grupo e-Gen

 

Postar um comentário

<< Home