quarta-feira, novembro 03, 2010

[Evento] Estudantes baianos são premiados em competição latino-americana de robótica

Fonte: Correio da Bahia

A UNEB também participou do evento com uma grande delegação.
-------------------------------

Cinco estudantes membros do projeto do Clube de Investigação Científica Robotics (CIC), do Colégio Cândido Portinari, em Salvador, conquistaram, em São Bernardo do Campo, São Paulo, a medalha de prata na Competição Latino-Americana de Robótica com o projeto Procurando Nemo, na modalidade RoboCup Júnior.

Leonardo Vasconcellos, 15 anos, Pedro Cajado Bulhões, 12 anos, Rafael Silva
Conceição, 13 anos, Ana Carolina Barreto de Jesus, 14 anos e Gabriel Rosa Alves, 16 anos, que não viajou, mas participou do projeto, foram liderados pelo professor de Robótica Fábio Ferreira.

O desafio do grupo era apresentar uma dança que mostrasse a interação entre a máquina e o ser humano.  Ao som da música "Fico Assim Sem Você", de Claudinho e Buchecha, eles se fantasiaram de mergulhadores e realizaram uma performance ao lado de dois robôs que receberam uma cobertura de espuma para ficarem parecidos com Marlin e Dory. Para quem não se lembra do filme, Marlin (peixe-palhaço) é o pai de Nemo e Dory a peixinha com perda de memória recente.

Os meninos contam que ao longo da competição os robôs apresentaram alguns problemas, por isso a final foi ainda mais emocionante.

Para a equipe campeã o momento agora é de dividir a experiência com os colegas e se preparar para o Mundial da RoboCup que vai acontecer em junho de 2011, em Istambul, na Turquia. A Robocup Federation é uma das maiores associações mundiais relacionadas à pesquisa e à divulgação da Robótica.

Atualmente o CIC Robotics é a equipe mais premiada na Competição Brasileira de Robótica. Em 2008, o grupo, formado por outros estudantes, alcançou o oitavo lugar na RoboCup - Copa do Mundo de Robôs, na China.

A Competição Latino-Americana de Robótica este ano reuniu 700 estudantes de sete países, em São Bernardo do Campo, São Paulo, entre os dias 23 a 28 de outubro. Considerado um dos principais eventos de apresentações de pesquisas e competições da América Latina sobre Robótica, Inteligência Artificial e Redes Neurais.

Organizado, nesta edição, pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), a competição reuniu 200 robôs do Brasil e do Exterior que dançam, jogam futebol, simulam situações de resgate entre outras ações humanas.