terça-feira, abril 27, 2010

[Acadêmico] Criado processador molecular que imita cérebro humano

Fonte: Inovação Tecnológica

Vale a pena ler a reportagem porque será um divisor de águas na forma como enxergamos os processadores atuais e o modelo de Von Neumann. Abaixo está somente um pequeno trecho, o resto está no link acima.

De qualquer sorte, causa-me certa inveja o fato de que descobertas como estas não sejam feitas no Brasil, apesar de sermos avançados em muitas áreas. Acho que temos um longo caminho a percorrer para que os governantes percebam que a pesquisa aplicada poderia ser a solução de muitos problemas sociais que afligem nosso país.

Bom... fica um pouco o desabafo, mas gostaria de deixar claro que acredito muito no potencial de nosso país e de nosso estado. Ensino em instituições acadêmicas e vejo a grande quantidade de talentos que surgem diariamente em sala de aula. Basta apenas que haja uma sinergia para viabilizar as idéias e empreendimentos.

----------

Uma equipe de pesquisadores do Japão e dos Estados Unidos anunciou a criação de um circuito capaz de evoluir e resolver problemas extremamente complexos de forma naturalmente paralela, de forma semelhante ao que acontece no cérebro humano.

Inserido nas pesquisas da chamada computação molecular, o feito inédito representa uma mudança de paradigma em relação à atual computação digital, baseada na solução sequencial de problemas.

Segundo os cientistas, o circuito molecular orgânico é a primeira demonstração prática já feita de um "circuito capaz de evoluir", inspirado no mesmo processo usado pelo cérebro humano.