sexta-feira, setembro 11, 2009

[Governo] Programa Computador Portátil para Professores começa em 64 municípios

Fonte: Convergência Digital, com informações do MEC 
Data: 02 de setembro de 2009

Sei que muitos leitores do TI na Bahia são professores, assim deixo a nota abaixo para que aproveitem deste programa de Governo. Avisem também aos seus colegas que não tiveram a oportunidade de conhecer o programa.

--------------------------

Um ano depois do previsto, começou para valer o programa Computador Portátil para Professores, que permite que professores das redes pública e particular comprem notebooks através das agências dos Correios. A versão inicial, lançada em julho do ano passado, previa micros de R$ 1 mil, mas o programa foi repaginado em maio último, com a mudança no valor para até R$ 1,4 mil, valor que pode ser financiado em até três anos.

O programa começa nos 64 municípios com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do País, mas deve ser ampliado em 30 dias. Segundo o Ministério da Educação, o empréstimo pode ser feito no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Banco Postal dos Correios.

Depois que o financiamento for aprovado, é necessário ir até uma agência dos Correios para efetuar a compra, munido do contracheque, com código da instituição de ensino ao qual está vinculado ou declaração da direção. O prazo médio previsto para a entrega do computador é de 30 dias, após a aprovação do crédito. Cada professor só poderá comprar um computador pelo programa. Aqueles que preferirem poderão adquirir o notebook à vista. Para participar, é necessário acessar o site do projeto ou portal dos Correios para escolher o equipamento que mais se adequar à sua escolha. Todos os professores em atividade do ensino básico, profissional e superior de instituições públicas e privadas credenciadas junto ao MEC podem obter o financiamento.

O governo acredita que aproximadamente 3,4 milhões de educadores possam se beneficiar do programa, que não atenderá professores fora da educação continuada, como cursos pré-vestibulares, escolas de música, escolas de idiomas e academias de ginástica.

A configuração prevista no programa é, no mínimo, 512 MB de memória, um disco rígido de 40 GB, tela plana de LCD, acesso à redes sem fio de Internet e software livre com mais de 27 aplicativos, além de programas específicos para a área educacional, entre outras características técnicas.