sexta-feira, agosto 21, 2009

[Acadêmico] DISI 2009: Chamada de Trabalhos

                    Chamada de Trabalhos

          Dia Internacional de Segurança em Informática
                     02 de Dezembro de 2009
                    Salvador - Bahia - Brasil
                 http://www.rnp.br/eventos/disi/


O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), em cooperação com o
Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança em Redes (CTIR Gov), convida a
comunidade a participar do Dia Internacional de Segurança em Informática, DISI
2009, através desta chamada de trabalhos.

O DISI é um evento realizado em comemoração ao Computer Security Day (CSD),
criado em 1988 com o objetivo de conscientizar a população para as questões
relativas à segurança da informação. Esse evento anual é realizado mundialmente
no dia 30 de novembro e promove um grande número de iniciativas dos mais
variados tipos, como realização de palestras e distribuição de material de
conscientização.

O DISI, versão brasileira do CSD, é realizada pela RNP desde 2005, através do
CAIS. A programação inclui a transmissão de palestras, divulgação de
informações e práticas de segurança além do apoio às iniciativas de
instituições interessadas em participar do evento. O público alvo do DISI é
usuários de computadores de uma maneira geral, técnicos e não-técnicos.


1. INFORMAÇÕES GERAIS

O DISI 2009 será realizado na Universidade Federal da Bahia, na cidade de
Salvador, Bahia.

O tema deste ano é "Redes Sociais". As propostas de trabalho devem seguir
as seguintes linhas temáticas:


. Privacidade

 Palestras que abordem questões como invasão de privacidade, divulgação e
 vazamento de informações pessoais e corporativas.

. Crimes digitais

 Linha temática para palestras que abordem o uso de Rede Sociais para a
 realização de crimes digitais, como pedofilia, roubo de identidade,
 fraudes, discriminação (homofobia, racismo, etc), entre outros. São
 aceitas também palestras que abordem questões jurídicas relacionadas com
 esses crimes.

. Boas práticas de uso

 Palestras que abordem boas práticas de uso dos ambientes de redes
 sociais, medidas de prevenção e uso responsável. Foco em redes mais
 populares no Brasil - Orkut, Facebook, Twitter, Flickr, Linkedin,
 Myspace, Ning e Plaxo.

. Tendências de mau uso

 Linha temática para abordagem dos possíveis usos maliciosos de redes
 sociais. Exemplos: envio de spam, propagação de malware, exploração de
 vulnerabilidades em software do cliente, exploração de vulnerabilidades
 em aplicações web, entre outros.

. Vulnerabilidades das aplicações

 Linha temática para palestras técnicas voltadas para o usuário final.
 Assuntos preferenciais: vulnerabilidades das aplicações utilizadas pelos
 sistemas de redes sociais que permitam vazamento de informações, roubo
 de identidade, quebra dos controles de segurança para acesso a itens
 restritos (fotos, vídeos, dados de contato).

. Comportamento e aspectos sociais

 Palestras que abordem o perfil de usuários das redes sociais e o uso
 destas (integração social, campanha política, etc), inclusive para
 práticas maliciosas como bullying (assédio moral), sequestros, incitação
 a anorexia/bulimia, etc. Outro assunto que pode ser abordado é o sucesso
 das redes sociais no Brasil, com fundamentação e estatísticas.


As propostas que contemplem as redes sociais Orkut, Facebook, Twitter, Flickr,
Linkedin, Myspace, Ning e Plaxo serão priorizadas.

As palestras terão duração de 50 minutos, incluindo tempo para perguntas.

A organização do evento poderá arcar com as despesas de transporte, hospedagem e
alimentação dos palestrantes selecionados, quando necessário.


2. FORMATO DA PROPOSTA

. A proposta deve ser escrita em português;

. A proposta deve se limitar a uma descrição de 250 palavras;

. Sugerimos que se apresente materiais adicionais à descrição, que
 auxiliem a organização na avaliação da proposta, como artigos
 publicados, arquivo com a apresentação, entre outros. As propostas que
 não apresentem estes materiais podem ter sua avaliação comprometida.
 Estes materiais devem ser disponibilizados em um site e seu URL inserido
 no campo "Informações complementares";

. Devem ser apresentados no campo "Comentários" do formulário
 evidências da apresentação da proposta em outros eventos, se aplicável.

. O autor da proposta deve apresentar um mini-currículo com cerca de 50
 palavras e um URL para acesso ao currículo completo, o currículo
 Lattes, por exemplo.


3. ENVIO DE PROPOSTAS

Serão aceitas as propostas enviadas através do sistema disponível em:

http://papers.cais.rnp.br/

Todas as propostas, sem exceção, deverão ser enviadas através da página acima.
Não serão aceitas propostas enviadas através de outros meios, como e-mail.

Para o envio de propostas, é fortemente recomendado que sejam observadas as
orientações abaixo, que contém dicas sobre o preenchimento da proposta, de
forma a facilitar o processo de avaliação e aumentar as chances de aceitação
das palestras. Propostas que não considerem estas recomendações têm
chances de receber uma avaliação desfavorável.

As recomendações gerais para o preenchimento da proposta são:

. Você tem todo o período de envio para atualizar a sua proposta, e
 corrigir eventuais erros no preenchimento. Após o término do
 período de envio de propostas não será possível efetuar alterações.

. Não presuma que os avaliadores(as) o/a conhecem. Forneça um
 mini-currículo consistente e objetivo, de forma que os avaliadores
 possam julgar sua experiência no tema da sua proposta.

. Indicar o URL da sua página pessoal no campo apropriado, ou algum URL
 que relacione as suas atividades no campo comentário será de grande
 ajuda na avaliação de sua experiência no tema.

. A única oportunidade de fornecer informações sobre a proposta de
 palestra é na submissão. Assim, assegure-se que todas as informações
 que destaquem a relevância da sua proposta estejam disponíveis antes da
 avaliação.


4. SELEÇÃO DAS PROPOSTAS

Após o período de envio de propostas todos os trabalhos enviados serão avaliados
pelo Comitê de Programa, selecionado pela equipe do CAIS.

A avaliação levará em consideração aspectos como: relevância para o evento,
qualidade técnica da proposta e experiência do autor com o tema.

O número de propostas classificadas depende unicamente da quantidade de espaço
disponível durante o evento, que será definido pela organização do evento.


5. DATAS IMPORTANTES

. Data final de submissão de trabalhos: 18/09/2009
. Previsão da divulgação do resultado: 02/10/2009
. Prazo para confirmação dos palestrantes aceitos: 09/10/2009
. Prazo para envio da apresentação a organização: 23/10/2009
. Previsão da divulgação da grade de programação do DISI 2009: 01/11/2009


6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O e-mail de contato com a organização do DISI 2009 é disi@cais.rnp.br.
Certifique-se que não exista nenhum filtro para este e-mail, pois este será
utilizado para a divulgação do resultado de sua avaliação.