segunda-feira, julho 20, 2009

[Mercado] Empresários de TI buscam melhores práticas

Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada

Vem coisa boa por aí....
--------------

Assespro-Ba/Bahia Digital projeta recuperação de 10% no faturamento no 2º semestre do ano. Os empresários baianos do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação (TI) estão otimistas em relação à recuperação da economia brasileira. Depois de um primeiro semestre sem crescimento real de vendas, o setor volta a projetar números positivos no faturamento dos negócios.  "Nesses momentos de crise, os investimentos em tecnologia da informação são fundamentais para se reduzir custos e aumentar a produtividade", afirmou o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - Regional Bahia (Assespro-Ba), Elton Almeida. Ele projeta aumento de 10% no faturamento no segundo semestre deste ano, frente aos resultados do semestre anterior.

O incremento de vendas previsto é explicado, historicamente, em função da demanda do setor se concentrar no último semestre do ano. Além disso, Elton Almeida sinaliza que o crescimento projetado de 10% também reflete o processo em curso de cooperação e integração entre os empresários do setor. Por iniciativa da Assespro-Ba/ Bahia Digital – Rede Empresarial de Tecnologia da Informação, os empresários do APL de TI foram apresentados a potenciais parceiros fornecedores de serviços nas áreas de recursos humanos, inovação para a competitividade, financiamento, consultoria de TI, comunicação, capacitação empresarial e consultoria em planejamento estratégico.

No dia 14 de julho, durante café-da-manhã no Bahia Fiesta Hotel, no primeiro evento realizado pela Assespro-Ba desde a incorporação da Bahia Digital – Rede Empresarial de Tecnologia da Informação como um programa de mercado da entidade, representantes de 46 empresas de TI discutiram o cenário atual e perspectivas. "O objetivo desse projeto é criar uma estrutura, uma base maior junto aos empresários de TI para que os negócios possam se desenvolver com mais agilidade", comentou o presidente da Assespro-Ba.

As políticas públicas, tributação e fuga de empresas baianas de TI para mercados como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Brasília e Alagoas também fizeram parte da pauta da reunião. Os empresários de TI sinalizaram que precisam de maior celeridade na implementação de projetos e políticas governamentais, assim como melhores condições para o fornecimento de seus produtos e serviços dentro do estado da Bahia.

****

O APL de Tecnologia da Informação é composto por cerca de 85 empresas de pequeno, médio e grande portes localizadas na Região Metropolitana de Salvador e em Feira de Santana, que trabalham principalmente com o desenvolvimento de softwares e prestação de serviços de TI de alto valor agregado. Um APL se caracteriza como um aglomerado produtivo que reúne várias empresas de uma região específica, principalmente micro e pequenas, trabalhando numa mesma atividade produtiva e que possuem algum vínculo de articulação e cooperação entre si.