quinta-feira, junho 02, 2011

[Opinião] Produção de Tablets no Brasil

Eu defendo a produção deste tipo de equipamento em solo brasileiro pelo fato de que as regras impostas pelo governo são de aproveitamento e desenvolvimento da área de engenharia em nosso país. 

Concordo que somos um país com imensos problemas e defeitos, mas não devemos nos ater ao simples e puro pensamento extrativista como modelo de crítica. Em parte, nossa mídia televisiva e outros meios de comunicação são responsáveis por nos fazer acreditar neste modelo.

O Brasil é potência em muitas áreas, como energia, petróleo, agricultura, medicina (a primeira pesquisa com células troncos, aplicados ao coração, foi feito aqui na Bahia!!!!), etc. 

O que falta, em minha opinião, é uma maior sinergia entre a iniciativa privada, Academia e Governo para que efetivamente as idéias sejam transformada em soluções aplicadas ao mercado, gerando assim emprego e renda. Parece demagogia o que digo, mas, acredite, este é o modelo que fez dos Estados Unidos uma potência no mundo.

Tenho 39 anos de idade e lembro da China há uns 25 anos. Tudo que vinha de lá era sinônimo de xing-ling e má qualidade. Eles não tinham know-how de nada. O que fizeram ? Começaram a produzir produtos encomendados. Qual foi o resultado? Aprenderam e aprimoraram. Para citar um exemplo, falo dos carros chineses. Podem dizer o que for, mas a fábricas são chinesas e fabricados com tecnologia de lá. Aqui no Brasil, a GM, FIAT e outras existem há bastante tempo.... onde estão as fábricas genuinamente brasileiras? Pelo que recordo, a Gurgel faliu por falta de uma política de incentivo.... Assim, o que está errado não é o fato de atrair empresas estrangeiras, mas o fato de não existir uma política de retenção e aplicação do conhecimento para criação de produtos similares no país.

Recentemente, li a notícia que a China está produzindo trens-balas, desbancando o Japão neste campo. O interessante é que quem cedeu a tecnologia para a China foi o próprio Japão no momento em que decidiu produzir os trens naquele país. Os chineses rapidamente aprenderam e começaram a fazer por si só. 

Assim, defendo que não é uma estratégia ruim a produção de tablets no país. O que devemos nos ater é quanto ao modelo que está sendo empregado para a produção destes produtos em solo brasileiro. Até onde li e entendi, as regras são claras quanto à transferência de tecnologia e capacitação de um imenso corpo de engenheiros em nosso país.