quinta-feira, outubro 01, 2009

[Evento] Criador do conceito de inovação aberta vem ao Brasil (Em São Paulo)

Recebi um email da Verônica Savignano sobre um importante evento em São Paulo com o tema Inovação:

"No Centro de Open Innovation Brasil, estamos divulgando o primeiro e maior evento sobre inovação aberta da América Latina, o Open Innovation Seminar. Vai ocorrer nos dias 22 e 23 de outubro em São Paulo. A programação inclui muitas empresas inovadoras, bem como organizações de diversos tipos, ligadas à inovação. O foco desta edição do evento (a segunda) é discutir a implementação da open innovation nas companhias (gestão, processos, ferramentas, financiamento, propriedade intelectual nas parcerias etc.). "

Nos dias 22 e 23 de outubro, no Open Innovation Seminar, o criador do conceito de open innovation, Henry Chesbrough, apresentará, em palestra exclusiva, seus últimos estudos sobre redes globais de inovação, além de participar de debates com empresas e entidades brasileiras.

Esta será a segunda visita de Chesbrough no Brasil. A primeira aconteceu no ano passado, quando o professor da University of California – Berkeley participou da primeira edição do Open Innovation Seminar. Na ocasião, o evento reuniu 350 participantes no Wall Trade Center – São Paulo.

Empresas como FIAT, Tecnisa, Agência Click, Wal-Mart, Rapp Collins, Whirlpool, Chemtech – Siemens, Natura e Omnisys, entre outras, participarão dos debates e apresentações, junto a entidades como Finep, Fapesp, Anprotec, INPI, FGV, Fundação Dom Cabral, USP e Unicamp.

“Por diversos motivos, a inovação aberta é cada vez mais uma necessidade para crescer e manter-se competitivo no mercado”, disse Bruno Rondani, diretor-executivo do Centro de Open Innovation – Brasil e chairman do evento. “Nesse contexto, o nosso evento vai procurar, nesta segunda edição, focar na implementação da chamada ‘open innovation’ nas organizações”.

A programação inclui um amplo espectro de temas relacionados à inovação aberta. Processos, ferramentas e métricas de gestão da inovação; corporate venture como estratégia de inovação aberta; gestão da propriedade intelectual entre parceiros de inovação; financiamento público para a inovação; papel das redes sociais na co-criação e formação dos gestores de inovação são alguns exemplos de assuntos presentes na programação.

Sobre o evento

Data: 22 e 23 de outubro de 2009
Local: Renaissance São Paulo
Público-alvo: equipes e profissionais envolvidos no processo de inovação
Mais informações e inscrições: http://openinnovationseminar.com.br (vagas limitadas)

O Open Innovation Seminar é o primeiro evento na América do Sul dedicado à disseminação dos conceitos e práticas de inovação aberta.

Além de propiciar um ambiente de parcerias e negócios entre os agentes do processo de inovação, o seminário oferece às empresas participantes de determinadas categorias a oportunidade de conversar diretamente com Chesbrough numa sessão exclusiva. (Mais informações: natasha.canuto@openinnovation.wiki.br - 11 4508.2755)

O evento é realizado pelo Centro de Open Innovation Brasil - uma iniciativa de Henry Chesbrough e empresas e instituições brasileiras para melhorar as práticas de inovação aberta no país por meio de comunidades de prática.

Conta com apoio de mais de 20 instituições relacionadas à inovação (FGV, FIA, USP, Inova Unicamp, University of Brighton, University of California, Instituto Endeavor e Anpei, entre outras).

Sobre Henry Chesbrough

Fundador e diretor do Center for Open Innovation (Berkeley) e chairman do Open Innovation Center – Brasil, Chesbrough tem ampla experiência em assessorar empresas líderes na implementação da inovação aberta.

Cunhou o conceito de open innovation em 2003 no seu best-seller Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology. A sua publicação Open Business Models: How to Thrive in the New Innovation Landscape, de 2006, foi classificada pela BusinessWeek como um dos dez melhores livros de inovação do ano.