terça-feira, junho 10, 2008

[Governo] Estado da Bahia faz ranking de softwares que utiliza

Fonte: Jornal da Mídia

Isto pode dar um samba bom! Boa iniciativa!
------------

Salvador - A partir desta quinta-feira (12) será disponibilizado aos gestores das áreas de tecnologia do Estado, o Catálogo de Tecnologia da Informação das Unidades Operacionais, uma ferramenta que dará acesso à relação de todos os sistemas operacionais utilizados pelos diversos órgãos públicos.

O objetivo é evitar que ocorra duplicidade no trabalho de desenvolvimento ou aquisição de softwares voltados à administração pública, reduzindo gastos desnecessários. O projeto foi gerido pela Secretaria da Administração, com o apoio da Companhia Baiana de Processamento de Dados (Prodeb).

A nova ferramenta será apresentada nesta quinta-feira à plenária do Fórum de Gestores de Tecnologia da informação e Comunicação do Estado da Bahia (Fortic). Posteriormente, os gestores da área de TI das diversas pastas e órgãos do Estado poderão cadastrar seus sistemas e softwares no portal do catálogo - www.saeb.ba.gov.br/catalogoti, possibilitando a permuta dessas informações.

A Saeb acrescenta que à medida que os sistemas sejam inscritos no portal, estes passarão por um processo de avaliação que resultará em um ranking. Para isso, a secretaria lançará mão de critérios como situação técnica, arquitetura, satisfação do uso, tempo de implementação e metodologia.

Segundo o coordenador-executivo de Tecnologia de Gestão, Ricardo Veloso, estes elementos determinarão o posicionamento do produto no ranking, facilitando a escolha. Programas de gerenciamento de gastos com diárias, fluxo de transportes, pagamentos a fornecedores, contabilidade, entre outros, são exemplos de sistemas que estarão relacionados para consulta.

A coordenadora de Tecnologia da Saeb, Nilma Ricardo, explica que caso haja interesse em reaproveitamento de um software, este procedimento só poderá ser feito após entendimento prévio entre o órgão interessado e o que detém o sistema.

A líder de Projeto da CTG, Sandra Berard, lembra que a iniciativa objetiva não apenas unificar os procedimentos na área de TI, mas, sobretudo, contribuir com a otimização dos gastos no setor público.

quinta-feira, junho 05, 2008

[gOVERNO] GOVERNO FIRMA PROTOCOLO PARA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS EM SOFTWARE LIVRE

Notícia quente!
------------------------------
O Governo da Bahia, por meio da Cia. de Processamento de Dados do Estado da Bahia, assina nesta sexta-feira (6), às 15h, no CAB, protocolo de intenções com a Red Hat para cooperação e o intercâmbio técnico-científico direcionados à implantação de programas, projetos e atividades com base em plataforma de código aberto (software livre), assim como à capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos.
A Red Hat é a empresa norte-americana, líder mundial em soluções Open Source (código aberto).
A solenidade, que acontece no Salão de Atos da Governadoria, contará com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Administração, Manoel Vitório da Silva Filho, do diretor-presidente da Prodeb, Elias de Oliveira Sampaio, do country manager da Red Hat no Brasil, Alejandro Chocolat, e do Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal, deputado Walter Pinheiro, além de gestores públicos da área da tecnologia da informação e comunicação da Bahia.


Compartilhamento e economia

Além dos fatores econômicos, associados ao não-pagamento de licenças, o uso, a customização e o desenvolvimento de soluções em software livre colaboram com a possibilidade de maior compartilhamento de tecnologia e a valorização dos profissionais da área.

Prova disso é o Ambiente Colaborativo Expresso.BA, ferramenta desenvolvida em software livre que oferece os serviços de correio eletrônico, agenda corporativa, boletins informativos, comunicação instantânea, catálogo de endereços do Governo do Estado, entre outros. O uso do programa gera economia significativa, como se pode observar na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), onde se pagava R$ 45 por mês para cada uma das licenças do antigo programa; e hoje, com o Expresso.BA o custo caiu para R$ 5 mensais, nas mesmas condições.

A Prodeb também tem feito investimentos internos na área de desenvolvimento para a utilização do software livre e assim, desencadeou outro grande projeto: o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (Sige), a ser disponibilizado integralmente em 2009 elegeu o Xoops como ferramenta prioritária no desenvolvimento e gerenciamento de sites e portais.

Projeto está em curso para estimular o uso do software livre na Bahia

Está em andamento um projeto do Governo da Bahia para estimular iniciativas em tecnologia que fazem uso de código aberto (software livre). O projeto liderado pela Prodeb, demandado pelo Fórum dos Gestores Estaduais de TIC (Fortic), vinculado à Casa Civil, tem como objetivo propor diretrizes para a adoção do uso destes softwares na gestão pública estadual. Além disso, a ação proporá um modelo de gestão que inclui a criação de núcleos para a capacitação e treinamento, suporte técnico, distribuição e disseminação dos produtos nos diversos órgãos e entidades governamentais.


Data: 06 de junho de 2008.
Horário: 15h.
Local: Salão de Atos da Governadoria - Governadoria, Av. 3 n. 390 - Centro Administrativo da Bahia (CAB). Salvador/BA.